ARTES

Vale do Guaporé classifica talentos no Festival Estudantil; evento lotou quadra de esportes em Costa Marques

02 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Fera reúne artistas escolares

Artistas nas áreas do teatro, pintura, fotografia, dança e música se classificaram durante a etapa Vale do Guaporé do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), em Costa Marques. Na noite da segunda-feira (31), a quadra de esportes da escola estadual Raimundo Mesquita foi tomada por espectadores e serviu de motivação e desempenho aos artistas, especialmente no teatro e na música que tem como um dos critérios de avaliação a interação da plateia.

Dos três trabalhos inscritos no teatro, a primeira peça apresentada foi a vencedora e está classificada para a competição em nível estadual que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro, em Porto Velho. O grupo teatral da escola estadual Princesa Isabel, de São Miguel do Guaporé, mostrou na apresentação dramática “O Preço de uma Paixão” alguns riscos e consequências da gravidez na adolescência.

O cenário foi uma praça e uma clínica médica. Um casal de jovens se encontra e a garota cede ao assédio do rapaz e engravida. A menina conta para a mãe dela que a conduz a uma consulta médica. No consultório, após o conhecimento dos resultados dos exames, o médico anuncia a gravidez e informa que mãe e filha estão com o vírus HIV.  O pai do bebê abomina o fato, mas com o tempo admite a paternidade. O bebê nasce e a mãe morre no parto.

“Gostei do que vi. A representação foi clara e qualquer jovem deve realmente ser responsável nas relações afetivas. Ser jovem e criar uma criança é uma responsabilidade tremenda. Ficou o alerta”, disse o estudante Douglas Mateus, da escola estadual Campos Sales, de São Francisco do Guaporé, que participou do Fera mas não se classificou na modalidade em que disputou, a dança.

O Festival Estudantil tem a coordenação geral da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Superintendência estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Confira o resultado oficial do Fera, etapa regional Vale do Guaporé, em Costa Marques:

Categoria Estudante Escola Cidade
Fotografia Teen Ivan Foguês EEEF Deonildo Caragnato São Miguel do Guaporé
Fotografia Adulto Marcelliny Santos EEEFM Campos Sales São Francisco do Guaporé
Pintura Teen Eduarda de Angeli EEEFM Oswaldo Piana Seringueiras
Pintura Adulto Paulo César Heck EEEFM Angelina dos Anjos Costa Marques
Música Sertanejo Teen Rosiane Maria da Silva EEEFM Marcilene de Carvalho São Francisco do Guaporé
Música Sertanejo Adulto Wilhas Alves de Jesus CEEJA Vale do Guaporé Seringueiras
Música POP Teen Kawany Paiva São Francisco do Guaporé
Música POP Adulto Daniela Morais Felber EEEFM Angelina dos Anjos Costa Marques
Música Gospel Teen Izabel Carvalho EEEFM Angelina dos Anjos Costa Marques
Música Gospel Adulto Deison Rafael Portela CEEJA Sílvio Viana São Francisco do Guaporé