26/04/2024

DEBATE

Vale do Guaporé inicia elaboração de Planejamento Estratégico para o desenvolvimento do turismo local

22 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Com participação significativa de representantes dos diversos segmentos que compõem o cenário turístico da região do Vale do Guaporé em Rondônia, a oficina ‘Turismo 429’, realizada no município de Costa Marques, alcançou o objetivo de promover debate entre o poder público e sociedade sobre as principais potencialidades e oportunidades para o desenvolvimento do turístico local.

Promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da Secretaria Executiva Regional de São Francisco do Guaporé, e da Superintendência de Turismo (Setur), o evento serviu de base para o levantamento de informações e demandas que serão inseridas no Planejamento Estratégico de Turismo para a região. “A oficina nos forneceu subsídios para a elaboração de um plano que direcione melhor os investimentos no setor e consequentemente impulsione o progresso local. Ao finalizarmos o documento, voltaremos à região para aprovação junto à sociedade”, explicou o coordenador das secretarias regionais, Natan Oliveira.

A oficina envolveu diversas autoridades como o prefeito de Costa Marques, Vágner Miranda, e o vice-prefeito de São Francisco do Guaporé, Jaime do Mercado. Também estiveram presentes empresários, estudantes secundaristas e acadêmicos, além de representantes de quilombolas e de órgãos institucionais. Na avaliação dos participantes, a iniciativa do Governo de Rondônia em envolver a população no debate para desenvolver o turismo local foi positiva. “O potencial do turismo na região do Vale do Guaporé é reconhecido, mas foi a primeira vez que a população foi envolvida verdadeiramente para a construção de um plano de ação para o setor”, expressou o secretário regional, Cleiton Xavier.

Uma das principais demandas discutidas no evento foi a falta de estrutura para receber os turistas, confirmando a necessidade de melhores políticas públicas voltadas ao setor. Segundo o secretário regional, a oficina possibilitou o melhor diálogo com os atores envolvidos no turismo local. “Eles também puderam perceber como a própria população, empresários e demais envolvidos podem tomar a iniciativa para o desenvolvimento do setor ao participarem dos debates públicos e buscarem alternativas para melhorar a qualidade dos serviços prestados e a receptividade aos turistas”, completou.

Para o então superintendente da Setur, Ailton Andrade, a oficina foi positiva e de fundamental importância para a construção do diagnóstico que vai fundamentar o planejamento estratégico de turismo regional. “A conscientização das partes interessadas e as responsabilidades dos empresários, poder público, moradores e quilombolas ficaram bem esclarecidas”, explicou.

Texto: Jane Carla

Evento, Governo, Rondônia, Sociedade