Governo de Rondônia
24/04/2024

HOMENAGENS

Valorização e avanços da PM RO são destacados em noite de entrega de 255 Medalhas Mérito Forte Príncipe da Beira

30 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Medalhas foram entregues em solenidade realizada na noite de quinta-feira, 29

Lealdade, Disciplina e Constância. Os lemas da Polícia Militar do Estado de Rondônia foram lembrados na noite de quinta-feira, 29, no auditório da Unopar, durante a cerimônia da entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira que faz parte das comemorações alusivas aos 43 anos de criação da corporação militar. A homenagem é destinada para militares e civis em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à PM/RO. Mais de 255 medalhas foram entregues com a presença do governador Daniel Pereira, do comandante da PM, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, do subcomandante-geral o coronel PM Rildo José Flores, e outras autoridades.

O governador enalteceu a importância do reconhecimento aos agraciados com a maior outorga da Polícia Militar de Rondônia parabenizando homens e mulheres que todos os dias prestam homenagem à população com dedicação para manter a segurança do Estado. “São militares e civis que estão recebendo o símbolo mais antigo e de grande valor histórico de Rondônia. A homenagem é pela dedicação por defenderem a população, sendo merecedores de agradecimentos”, frisou o governador.

A Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira é outorgada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em 26 de novembro de cada ano, por ocasião das comemorações do aniversário da PM/RO, destinada a distinguir e recompensar, anualmente, personalidades e instituições, civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços corporação.

Durante a cerimônia, foi exibido um documentário que traz toda a história da Polícia Militar de Rondônia. A peça relata desde o governador Aluízio Ferreira, necessitando de uma Organização para a manutenção da ordem e mão de obra na execução de trabalhos públicos, do então Território, cria em 11 de fevereiro de 1944 a Guarda Territorial, corporação de caráter civil, embrião da Polícia Militar de Rondônia. Com a extinção da Guarda Territorial em 9 de setembro de 1977 é criada em 26 de novembro de 1975 a Polícia Militar de Rondônia.

Hoje, segundo apresentado para os presentes à cerimônia, a Polícia Militar de Rondônia tem Unidades em todos os 52 municípios do Estado e está presente em 86 localidades.O atual comandante-geral coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, ao assumir adotou três pilares fundamentais à corporação: lealdade, disciplina e constância.

 

Governador Daniel Pereira participou da homenagem

O governador Daniel Pereira foi categórico em destacar que Rondônia tem uma das melhores Polícia Militar do país. Segundo ele explica, é o reflexo de uma série de medidas que estão sendo aplicadas para melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos policiais militares. Para tornar mais ágeis as ações policiais em Rondônia, o policial militar utiliza o Kit Mobile, que é um tablet equipado para registro das ocorrências, consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão, consulta as diretrizes emanadas na Corporação, além de outras atividades em prol da rapidez no atendimento ao cidadão.

A valorização de cada militar também foi destacada, a exemplo do curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, com 33 participantes e um curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, com 63 participantes. A PM também contratou 292 novos policiais militares e ingressarão na academia neste mês de dezembro de 2018, mais 433 alunos soldados da Policial Militar. Somente este ano, conforme balanço feito pela corporação, foi registrado 70% do efetivo da corporação que passaram por aperfeiçoamentos, ou seja, mais da metade dos policiais militares estiveram nos bancos escolares da Polícia Militar de Rondônia.

Veja fotos do evento

Segundo levantamentos feitos pela corporação, o ano de 2018 será marcado na história da Polícia Militar devido à reestruturação administrativa promovida pelo governo do Estado que efetivou através dos decretos 22.956 e 22.957 de 28 de Junho de 2018 a criação de diversas Organizações Policiais Militares, sendo elas: Comando de Policiamento 4, em Ariquemes; Coordenadoria de Policiamento Especial; Coordenadoria de Educação; Coordenadoria de Pessoal; Coordenadoria de Atividades Sociais; Coordenadoria de Ensino. Além dos Batalhões de Choque, de Polícia de Fronteira, de Operações Especiais, de Aviação Operacional.

Leia mais:

Polícia Militar de Rondônia completa 43 anos com inovações e implantação de novas tecnologias


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal e Lenilson Guedes
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo