AGRICULTURA FAMILIAR

Veículos entregues à Emater vão fortalecer ações de assistência técnica e extensão rural em Rondônia

01 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Veículos entregues à Emater

A Emater-RO recebeu nesta segunda-feira (31) novos veículos para dar continuidade às ações que vêm desenvolvendo no estado. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar, indicada pela deputada federal Marinha Raupp, no valor de R$ 500 mil. Além dos veículos, a Emater-RO vem recebendo recursos que fomentam a assistência técnica e extensão rural (Ater) e fortalecem as atividades voltadas para o produtor rural.

O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp foram recebidos pelo presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho, nas primeiras horas da manhã, no antigo prédio da instituição. Os cinco veículos foram entregues em solenidade simples e serão de grande importância para as atividades que visam o fortalecimento das áreas produtivas e da área social rural.

Segundo Chiquinho, como é conhecido o presidente da Emater-RO, os veículos: duas Vans Master, dois carros de passeio Ônix Joy e uma camionete serão utilizados para atender a demanda do estado no transporte de agricultores para as capacitações técnicas e para execução das atividades de extensão. “Eles serão muito útil para nossas atividades na Emater-RO”, diz o presidente.

Chiquinho agradece ainda o empenho dos parlamentares na busca de recursos para o estado, não necessariamente para a Emater-RO, mas para atender aos produtores rurais. Ele elenca recursos como os nove milhões de reais viabilizados pela deputada Marinha Raupp para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já se em contra disponível; os recursos do programa Fome Zero, que ajudou muitos produtores a superarem a situação de extrema pobreza, entre tantos outros.

Novas emendas ainda se encontram em andamento, como a emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão, indicada pela deputada federal Marinha Raupp, para aquisição de barracas para estruturar as feiras populares nos municípios. “São ações que fortalecerão o produtor rural em suas atividades e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da família no campo”.

ATER FORTALECIDA
O presidente lembrou ainda do convênio a ser assinado com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) que está disponibilizando a Emater-RO recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para atendimento aos agricultores familiares nos próximos três anos. “Rondônia é o primeiro estado a assinar esse convênio”, exalta Coutinho. Esse recurso permitirá que as ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) sejam ampliadas e fortalecidas.

A deputada federal Marinha Raupp também falou do trabalho de Ater e enalteceu as ações da Emater-RO, dizendo ser conhecedora da importância que a instituição tem para o estado e para o fortalecimento das famílias rurais. “Instituições financeiras como o Banco da Amazônia dependem da Emater para que suas ações cheguem ao campo”, diz a deputada.

A Emater-RO está presente nos 52 municípios de Rondônia.

Ainda sobre a Emater-RO a deputada diz entender que o que a instituição tem de mais valor é a sua capacidade técnica e os recursos humanos que nela atuam. “Ninguém no estado têm essa capacidade. A Emater é a única instituição presente em todos os municípios, em todo o setor produtivo do estado”.

ESTADO FORTE
Rondônia vem se tornando um  estado cada vez mais fortalecido e ganhando destaque, principalmente no que se refere ao setor produtivo e isso é reflexo de um governo que está comprometido com o fortalecimento do produtor rural e com o desenvolvimento no campo. Ao citar o governador Confúcio Moura em seu pronunciamento, a deputada Marinha Raupp elogiou a forma como ele vem trabalhando as questões importantes para o estado, dizendo da importância de ela ser ela voltada para o diálogo. “E precisamos ser cada vez mais ousados nesses diálogos para fortalecer as ações do setor produtivo”.

O senador Valdir Raupp também teceu elogios ao governador, ressaltando o carinho que o mesmo dispensa para o setor do agronegócio e com o potencial de crescimento do estado nas áreas de piscicultura, pecuária, entre outras. Raupp destacou ainda a conquista do produtor rural com a regularização fundiária, fortalecida no atual governo, dizendo que com as facilidades conquistadas o produtor está conseguindo desenvolver os seus lotes. “Toda vez que entregamos um título definitivo ao produtor rural ele ganha a capacidade de poder fazer mais por sua propriedade”.

Por fim, o senador o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp oficializaram a entrega dos veículos repassando as chaves ao presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes