Governo de Rondônia
Segunda, 30 de março de 2020

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Alunos e professores da rede pública de ensino participarão de evento para discutir temáticas científicas

30 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Discutir a ciência de um jeito simples e atrativo, reunindo temáticas que se relacionam com o cotidiano das pessoas é um dos objetivos do #GenomicDay, evento que tem como público alvo estudantes do Ensino Médio e professores da rede pública de ensino. Ao todo, serão 15 eventos simultâneos realizados em 12 cidades brasileiras, no dia 4 de outubro. A iniciativa de divulgação científica é liderada pelo Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, explica o pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz e coordenador nacional do #GenomicDay, Alberto Martín Rivera Dávila.

Porto Velho participará do evento pelo segundo ano consecutivo

Segundo ele, é essencial despertar a curiosidade científica desses alunos, por meio da divulgação de conceitos como DNA, Genoma e Genômica, entre outros.

Para o pesquisador, o fato de confrontar estudantes e professores com informações atualizadas, em atividades criativas e descontraídas, é uma maneira prática e envolvente de disseminar o conhecimento científico motivando os participantes ao aprendizado contínuo, “seja promovendo a interação entre estudantes e pesquisadores que ministram as palestras e oficinas, ou despertando o interesse para a pesquisa, por parte dos professores”, reforça Alberto Dávila.

Para esta edição, o #GenomicDay irá extrapolar os muros da Fiocruz e reunir diferentes instituições parceiras a exemplo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP/Unir/Fiocruz RO). O pesquisador em Saúde Pública, Gabriel Eduardo Melim Ferreira, chefe do Laboratório de Epidemiologia Genética da Fiocruz RO, e coordenador local do evento destaca que a realização do #GenomicDay, em Porto Velho, expõe alunos e professores da rede pública de ensino a discussões sobre ciência ainda pouco disseminadas e muito presentes no dia a dia de todos nós. “Nesse sentido, a nossa expectativa é que os participantes sejam sensibilizados sobre os assuntos que serão abordados e possam disseminar os conhecimentos a serem experimentados”, argumenta o pesquisador.

Sobre a participação de Rondônia, pelo segundo ano consecutivo no #GenomicDay, Gabriel Melim reforça que a iniciativa promove, ainda, a popularização das pesquisas científicas desenvolvidas pela Fiocruz Rondônia, incluindo a cidade de Porto Velho em redes de sincronização nacional de divulgação científica, favorecendo o contato dos pesquisadores locais com o restante do país.

Dentre os tópicos da programação do evento estão discussões lúdicas de como a Biologia, Genômica, Bioinformática e Matemática conectam-se ao nosso cotidiano.

Acesse a programação.

Leia mais:


Fonte
Texto: José Gadelha
Fotos: Gabriel Melim/Acervo Fiocruz RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Tecnologia


Compartilhe