Governo de Rondônia
19/04/2024

SAÚDE

Vencedores da Corrida Literária Contra o Fumo serão conhecidos nesta sexta-feira

13 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Um projeto piloto desenvolvido pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde, realizado no mês de agosto em algumas escolas da rede estadual de ensino em Porto Velho, alcançou os objetivos, conforme a enfermeira e coordenadora estadual, Cremilda Queiroz, que ressaltou o conteúdo das redações feitas pelos alunos sobre os malefícios do tabagismo.

Vendedores do concurso serão conhecidos nesta sexta-feira

Vendedores do concurso serão conhecidos nesta sexta-feira

Cremilda Queiroz explicou que o projeto piloto nasceu da necessidade de se fazer um trabalho preventivo junto aos adolescentes para informá-los sobre os malefícios provocados pelo tabagismo. “O trabalho foi realizado no mês de agosto em 22 escolas da rede estadual de ensino em Porto Velho, com alunos do 6° e 9° anos”, afirmou a enfermeira.

Na próxima sexta-feira (16), serão conhecidos os alunos vencedores da Corrida Literária Contra o Fumo. O evento será realizado às 9h, no Instituto Estadual Carmela Dutra. Os vencedores são das escolas D. Pedro I, Colégio Tiradentes, Flora Calheiros, São Luiz e Samaritano. Os alunos vencedores receberão como prêmio bicicletas e tabletes.

Além da realização de palestras nas escolas para os alunos, o projeto teve como objetivo fazer com que o aluno tivesse interesse em buscar nas literaturas os danos que o tabagismo causa à saúde do ser humano. Durante a pesquisa, os alunos descobriram que o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema pulmonar, entre outras causas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro.

O projeto piloto alcançou 2,1 mil alunos. A intenção da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde é ampliar esse trabalho de forma gradativa para todo o estado. “A informação buscada pelo próprio aluno nas literaturas dará muito mais resultado e, com isso, vamos criando uma conscientização nesses jovens que estão em processo de formação”, salientou Cremilda Queiroz.

Leia mais:
Programa leva palestras para mais de quatro mil alunos sobre males causados pelo tabaco em escolas de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo