Governo de Rondônia
20/04/2024

ETAPA ESTADUAL

Vencedores do Concurso de Redação e de Desenho do Dia do Campo Limpo são premiados em Cacoal

23 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

vencedores-dncl

Alunos receberam premiação conforme a categoria em que concorreram

Os alunos vencedores da etapa estadual do Concurso de Redação e de Desenho do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) receberam a premiação nessa quinta-feira (22), em Cacoal. Os primeiros colocados concorrerão na etapa nacional com mais 21 estados brasileiros.

O concurso é uma realização do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), coordenado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em parceria com a Associação de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico de Cacoal e Região (Arpacre) e os municípios.

Os primeiros colocados de cada categoria ganharam um tablet, os vice-campeões ganharam um celular e os terceiros colocados receberam uma bicicleta. Em Rondônia, mais de quatro mil alunos, de dez municípios, participaram do concurso.

Em todo o País, 210 mil alunos de 22 estados participaram da competição. “Aqui a gente valoriza os melhores trabalhos, mas isso não desmerece os demais”, disse a representante do Inpev, Rosângela Gomes Soto, completando que “com certeza essa geração será melhor que a nossa”.

Rosângela também ressaltou que Rondônia é o único estado em que ocorre a participação da Idaron. “O estado aumentou em 60% a destinação adequada de embalagens de agrotóxico em relação ao ano anterior. Isso é resultado do trabalho de formiguinha de educação e da fiscalização”.

A coordenadora do Programa Estadual de Agrotóxico, Eutália da Cunha Alves, contou que o concurso é organizado no estado pela Idaron e que é uma das atividades do DNCL. “É um trabalho muito gratificante. Vemos que a cada ano há uma conscientização maior em relação ao agrotóxico”.

Para o presidente da Arpacre, Odair de Miranda Oliveira, o resultado das atividades do DNCL foi muito bom. “Em dois dias, recebemos cerca de mil estudantes de escolas públicas, faculdades e escolas agrícolas. O concurso é muito importante porque cria uma expectativa nos alunos e professores. Da forma como é feito, em parceria com a Idaron, realmente funciona, porque só a central e os postos de recolhimento não conseguiriam fazer todo esse trabalho”.

Concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias em parceria coma Idaron

Concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias 

A vencedora da categoria Redação, Jiordana Mariele de Oliveira, disse que gostou muito de participar do concurso, e ficou muito feliz com o prêmio. “A minha redação foi sobre resíduos sólidos – responsabilidade compartilhada”. Quando questionada se recomendaria para outros alunos participarem, foi enfática em responder que sim.

A vencedora da etapa municipal de Cacoal na categoria Desenho, Sara Cristina Foli, afirmou que pretende participar da categoria Redação no próximo ano. “Quando recebi a notícia que fui uma dos vencedores fiquei muito alegre, fiquei tremendo”. O pai da Sara, Cládio Roberto Foli, era só orgulho da filha.

A professora da Jiordana, Cristiane Rodrigues Lima, ressaltou o papel da escola na formação dos alunos. “A escola é onde está a maior quantidade de pessoas e onde ocorre a formação. Ver que nosso trabalho teve efeito é muito gratificante.

Os vencedores da etapa nacional serão conhecidos a partir do dia 10 de outubro. “Tomara que Rondônia tenha mais um vencedor nacional”, torce Eutália.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo