Governo de Rondônia
26/04/2024

SABORES

Vencedores do primeiro concurso Merendeira Nota 10 são premiados em Porto Velho

05 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe campeã faz parte da Escola Flora Calheiros Cotrin, de Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretária de Estado da Educação, realizou na terça-feira (3) a premiação dos vencedores e participantes do primeiro concurso Merendeira Nota 10, no Salão Nobre Rosilda Schocknnes, no edifício Rio Pacaás Novos, em Porto Velho.

O concurso teve como objetivo incentivar as merendeiras ou manipuladores de alimentos das escolas estaduais de Porto Velho a criarem novas receitas que valorizem os hábitos alimentares da comunidade local, em conformidade com o Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE), responsável pelo atendimento anual de milhares de estudantes que frequentam creches, pré-escolas e escolas do ensino regular das redes federal, estadual e municipal.

Em sua primeira etapa o concurso “Merendeira Nota 10” iniciou solicitando das escolas de Porto Velho e Candeias do Jamari as receitas, sendo o ingrediente principal o peixe. Em seguida foram selecionados oito receitas de oito escolas da Capital. Após a seleção, cada escola produziu um vídeo de dois minutos mostrando as etapas de preparação das receitas até o momento que os alunos foram servidos, com um detalhe: as merendeiras deveriam ter papel de destaque.

O concurso foi oficializado em novembro deste ano, durante o curso de capacitação das merendeiras ou manipuladores de alimentos. Os vídeos produzidos foram disponibilizados nas redes sociais da Seduc para compartilhamento, sendo vencedora do concurso a escola em que o vídeo obteve o maior número de compartilhamentos até às 23h59 do dia 29 de novembro de 2019. Na cerimônia de premiação dos servidores que trabalham com a manipulação de alimentes, todos receberam medalhas de participação no concurso.

A Escola Estadual Princesa Izabel foi premiada, ocupando o 3° lugar no concurso, com a receita de Vatapá de polpa de Peixe, e 5,8 mil compartilhamentos do vídeo. Em 2° lugar a Escola Estadual Marcos de Barros Freire, com a receita de Tambaqui ao Molho, e 12 mil compartilhamentos do vídeo. E por fim, em primeiro lugar a equipe composta por seis integrantes da Escola Estadual Professora Flora Calheiros Cotrin de Porto Velho, com a receita de Mojica de Pintado e 21 mil compartilhamentos do vídeo.

PREMIAÇÃO

Além dos troféus e medalhas, cada componente da equipe campeã recebeu também uma estadia de um final de semana no hotel Cacoal Selva Park, em Rondônia, sendo elas: Maria da Conceição Umbelino da Cruz, Ana Paula Rocha Monteiro, Maria Braga da Silva, Lucimar Pereira de Souza, Terezinha de Oliveira Barros e Maria Socorro de Souza Gomes.

Todas as merendeiras receberam medalhas de participação no concurso

Para a vencedora Ana Paula Rocha Monteiro, foi muito gratificante poder sair campeã deste concurso, pois escolheram uma receita acessível e de fácil preparação, feita com o peixe Pintado e a Macaxeira cozida alinhando aos ingredientes do cardápio da escola, sempre pensando nos alunos e seguindo as normas nutricionais do concurso. “Todas nós estamos felizes e nos sentindo valorizadas com este concurso, foi um projeto muito bom, pois nos motivou ainda mais. E ver o sorriso dos estudantes e a aprovação deles é muito gratificante para nós, pois é um sinal de que nossa receita foi bem aceita e deu certo, além de ter sido aprovada pelas normas nutricionais” disse.

A secretária adjunta da Educação, Conceição Alves pontuou a dedicação e carinho com que as merendeiras ou manipuladores de alimentos produzem a merenda escolar para os estudantes. “Nós sabemos que hoje os alunos gostam muito da merenda servida nas escolas, e o governo do Rondônia tem trabalhado para capacitar cada vez mais os merendeiros, para que nossos estudantes tenham uma alimentação de qualidade nas escolas do Estado”, expressou.

Leia Mais:

 Governo de Rondônia promove capacitação para merendeiros em Porto Velho

 Governo de Rondônia antecipa segunda parcela do 13º salário para esta sexta-feira

 Servidores da Seduc aprendem língua de sinais para atender portadores de surdez

 Seduc realiza oficina de preparação para profissionais que atuarão na educação especial


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Walteir Costa e arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo