Governo de Rondônia
Domingo, 18 de agosto de 2019

SEDE PRÓPRIA

Vereadores de Ji-Paraná aprovam doação de área definitiva para Rondônia Rural Show

24 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Por 15 votos favoráveis, a maioria dos vereadores de Ji-Paraná aprovou em sessão ordinária no final da manhã desta terça-feira (24) a doação pela Prefeitura de Ji-Paraná de uma área de 50 hectares para o Governo de Rondônia implantar em definitivo a sede própria da Rondônia Rural Show, que pela quinta edição consecutiva é realizada no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. Dois dos 17 vereadores não compareceram na sessão de votação.

Sessão da câmara em que foi aprovada a doação do terreno

Sessão da câmara em que foi aprovada a doação do terreno

Antes da votação, o coordenador geral da 5ª Rondônia Rural Show, José Paulo Ribeiro Gonçalves, fez uma explanação geral sobre a evolução da feira do agronegócio realizada em Ji-Paraná desde a implantação, em 2012. O coordenador apresentou as metas para a edição deste ano e a projeção esperada para o evento do ano que vem, que deverá ser realizado no novo espaço. José Paulo finalizou a participação na sessão apresentando um vídeo sobre os potenciais do agronegócio rondoniense.

A doação da área, na Gleba Pyrineus, foi motivada pelo crescimento em curto prazo da Rondônia Rural Show. Além da realização da feira do agronegócio, o novo espaço poderá também servir para pesquisas voltadas aos interesses agrários desenvolvidos pelos órgãos públicos e universidades. A área, segundo técnicos do setor, oferece condições para a ampliação do evento a cada ano e poderá ser explorada gradualmente e durante todo o ano.

O vice-governador Daniel Pereira prestigiou a sessão e fez um agradecimento especial à administração pública municipal pela iniciativa em doar a área, e aos vereadores por estes entenderam a importância do evento para Rondônia sediado em Ji-Paraná. “Essa nova área assegura a realização anual da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, amplamente disputada pela maioria dos municípios rondonienses”, disse Daniel Pereira, destacando a internacionalização da feira este ano.

O vice-prefeito Marcito Pinto declarou que a feira do agronegócio promove a visibilidade de Ji-Paraná para o Brasil e para o mundo, já que missões de 15 países confirmaram a participação no evento que começa amanhã (25) e segue até sábado (28) com entrada gratuita. “É uma projeção econômica e social para a cidade. Essa feira nasceu em Ji-Paraná e deverá se manter sempre aqui”, disse o vice-prefeito, que também prestigiou a sessão da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Nilton César Rios, considerou espetacular e emocionante o histórico da Rondônia Rural Show e o potencial do agronegócio apresentado pelo coordenador José Paulo. “O agronegócio em Rondônia é um espetáculo. Por isso estamos reunidos aqui agora para aprovar a doação dessa área que é importante para o desenvolvimento de Ji-Paraná e de Rondônia”, frisou o presidente Nilton César Rios, que no ano passado, foi autor de um projeto de Lei aprovado por unanimidade dando a Ji-Paraná o título de “Capital do Agronegócio”.

CAPITAL DO AGRONEGÓCIO

Durante a quarta edição da Rondônia Rural Show, em maio de 2015, Ji-Paraná recebeu dois títulos de Capital do Agronegócio. O primeiro foi concedido pela Câmara Municipal em sessão no dia 26 de maio, no dia da abertura oficial da feira. O segundo foi outorgado pela Assembleia Legislativa dois dias depois, em sessão itinerante do parlamento estadual dentro do Hermínio Victorelli, numa iniciativa em que olhares ao agronegócio se concentram em Ji-Paraná.

Na ocasião do reconhecimento dos vereadores, o presidente Nilton Rios defendeu a posição geográfica privilegiada do município e, por essa característica, a importância pelo escoamento de boa parte da produção do agronegócio rondoniense e fomento de negócios. “Não tenho dúvidas que dar este reconhecimento a Ji-Paraná é decisivo para abrilhantar ainda mais eventos como a Rondônia Rural Show, ExpoCorte, Expojipa, Rally da Pecuária, dentre outros do gênero”, reforçou o presidente.

O segundo título foi de autoria coletiva do parlamento estadual. Na justificativa, os deputados destacaram o posicionamento geográfico, a importância da Rondônia Rural Show no cenário nacional e, ainda, a abertura de espaço na feira para o intercâmbio bilateral e atendimento a delegações comerciais e investidores de vários países, como a Bolívia, Peru, Panamá, Rússia, Alemanha, Espanha e África do Sul.

Confira todas as notícias da Rondônia Rural Show


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Brasil, Convênios, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Municípios, Obras, Rondônia, Rondônia Rural Show, Transporte, Turismo


Compartilhe