Governo de Rondônia
24/04/2024

HOMENAGEM

Vice-governador Daniel Pereira recebe título de Cidadão Honorário de Rondônia da Assembleia Legislativa

20 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Solene, o público ocupou toda a galeria e o Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia na tarde de segunda-feira (19) para festejar o paranaense Daniel Pereira, que a exemplo de tantos outros migraram para Rondônia na década de 70 com o intuito de ter uma vida melhor, fazendo o que de melhor sabiam fazer: plantar na roça, em terra ainda despovoada e cheia de dificuldades.

Ao lado da família, amigos e do deputado Lebrão, Daniel Pereira recebeu a homenagem nesta segunda-feira

Emocionado, tendo à sua frente o pai Manoel Inácio Pereira, 90 anos, o vice-governador de Rondônia, que chegou a Colorado do Oeste – a mais de 600 quilômetros de Porto Velho –  em 1977, com o pai e tios, e aos 15 anos, com apenas a 5ª série, iniciou a carreira de professor, é agora Cidadão Honorário de Rondônia, de direito.

“Estou no terceiro mandato de deputado. E este é um momento muito, muito especial. Rondônia está bem posicionado na região Norte e no Brasil, e isso tem a contribuição do Daniel Pereira. Tem sido uma honra trabalhar com ele, temos desenvolvido muitas atividades”, destacou o deputado José Lebrão, autor da iniciativa de concessão do título honorífico, o mais importante do parlamento, concedido pela unanimidade dos deputados.

O ex-governador José Bianco disse que Lebrão tinha razão. “É uma solenidade especial, importante para o homenageado, para a família e para o povo de Rondônia. É com grande alegria que aqui estou”, declarou, lembrando que sempre militaram na política em partidos opostos, “com passagens de bastante dificuldade para um e para outro”, mas em nenhum momento o relacionamento pessoal foi abalado.

José Bianco disse que Daniel Pereira representa a segunda geração de pessoas (a partir da década de 70) que migraram para Rondônia, como as famílias de Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná, que vieram com filhos ainda jovens. “Foram verdadeiros pioneiros, venceram todas as dificuldades, entravam na fila para pegar um lote do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e enfrentaram a malária a ‘tapa’”, disse.

ATUANTE

Para o deputado Léo Moraes, Daniel Pereira “combativo e irrequieto” é o vice-governador mais atuante de todos os tempos em Rondônia. “É muito invejável a postura dele na política em Rondônia. Tem grandeza, eloquência e dignidade no front de batalha”, sublinhou, realçando ainda sua capacidade, posição, matiz ideológica, identidade e postura. “Precisamos na política de pessoas dessa envergadura”, apontou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, disse que jovem admirava o trabalho de Daniel Pereira, e reconheceu, em sua atuação parlamentar – foi deputado estadual duas vezes – compromisso com a educação. “Ele me chamou a atenção como dirigente sindical, como referência na educação de nosso estado. Muitas coisas foram semeadas por Daniel há 10, 15 anos. Como recursos direto na escola, orçamento descentralizado, compra de alimentos da agricultura familiar, gestão democrática na escolas ”, citou.

“Com todo respeito aos demais vice-governadores, creio que não tenha havido na história um vice tão alinhado com seu governador, tão leal, tão peregrino. É de tirar o chapéu. Ele não para, tem um sputnik nas pernas”, disse Emerson Castro, lembrando o que disse ao governador Confúcio Moura e ao seu vice ao tomarem posse no início de 2015.

“Nesse momento desarmam-se todos os palanques e não há mais briga em Rondônia; liderem-nos e os seguiremos, ordenem e os obedeceremos, porque de suas palavras, pensamentos e ações hão de vir mais prosperidade para o povo rondoniense. E eu não errei ”, concluiu.

O prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar de Oliveira, disse trazer o abraço da população do município e também de Cerejeiras, expressando agradecimentos e gratidão pelo trabalho desenvolvido ao longo do tempo por Daniel Pereira na região.

“A família Pereira, como muitas outras, depositaram suas esperanças e acreditaram no Estado de Rondônia. Hoje a grande referência no crescimento e potencialidade econômica, com alternativa para que diversas empresas possam se instalar. Isso graças às pessoas que ao longo dos anos deram sua contribuição a Rondônia”, ponderou.

Para o deputado Cleiton Roque, o vice-governador é competente, comprometido e não perdeu a simplicidade e humildade. “Este título é justo”, afirmou.

Autoridades, como o comandante da 17ª Brigada, general José Eduardo de Oliveira; o reitor da Universidade Federal de Rondônia, Ari Ott; o representante da OAB-RO, Elton Assis; o secretários estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes; o secretário da Educação, Waldo Alves; o adjunto da Seduc, Márcio Felix; o representante do Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia, Júlio Kasper; o procurador-geral do estado, Juraci Jorge; o superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, Basílio Leandro; e o diretor executivo da Suder, Pedro Teixeira, prestigiaram a solenidade. Participaram ainda diversos amigos, funcionários públicos, colaboradores e apoiadores.

Leia mais:

Diretor técnico do governo estadual recebe título da Assembleia Legislativa de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo