Governo de Rondônia
24/04/2024

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Vice-governador deixa mensagem do governo de diálogo e equilíbrio fiscal na abertura dos trabalhos legislativos

20 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

vice-governador levou a mensagem do governo reforçando o diálogo entre os Poderes

O diálogo com os deputados estaduais e as parcerias com municípios, prefeitos e vereadores foram destacados na mensagem do governo durante a sessão que marcou a abertura dos trabalhos ordinários da 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, realizada na tarde de terça-feira, 19.  A mensagem, assinada pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha (que cumpre agenda em Brasília/DF) foi levada à tribuna pelo vice-governador, José Jodan, com destaque para atenção nas áreas de educação, saúde, segurança e agricultura.

Ao fazer uso da palavra, o vice-governador disse ser com grande honra e satisfação que cumpre seu dever institucional de se dirigir à Assembleia Legislativa na abertura de mais um ano legislativo. Ele expressou a satisfação em apresentar as expectativas do governo, bem como as propostas de gestão que já estão sendo desenvolvidas, reafirmando, inclusive, o compromisso de empreender os esforços necessários para a efetivação de metas estabelecidas, bem como pontuou medidas de contenção de gastos que estão sendo tomadas na esfera estadual.

O vice-governador anunciou que na mensagem deixada pelo governador está explícito o comprometimento com o estado de direito, o qual norteia as ações do governo respeitando a autonomia do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, bem como do Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Ministério Público, ou seja, desta forma a gestão prestigiará o permanente diálogo com as instituições e conjugação de esforços necessários à continuidade do desenvolvimento de Rondônia.

Conforme salientou José Jodan, Rondônia tem uma economia diferenciada cuja pujança advém de cada cidadão por meio de seu trabalho e respeito às leis, entregando sua parcela de contribuição ao desenvolvimento no campo, comércio, segurança pública, sala de aula, unidades de saúde, dentre outras tantas atividades.

Para que o governo prossiga nesse objetivo de crescimento, declarou o vice-governador, a lição é simples: equilíbrio entre o que o Estado arrecada e o que tem de despesas. No trecho da mensagem, o governador deixou claro que sem esse equilíbrio fiscal, o Estado de Rondônia, como outros estados, estaria em situação difícil.

José Jodan enumerou ações que o governo está com as atenções voltadas citando, por exemplo, a área de educação com a proposta de ampliação da oferta de educação profissional e a dedicação de esforços para melhoria dos indicadores da educação básica. Ela chamou atenção também para o trecho da mensagem do governo para a área de saúde afirmando que os esforços serão concentrados na entrega de moderna estrutura hospitalar que possa colocar fim a atual situação do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.

“O contínuo diálogo com os membros desta Cada do Povo será salutar e assim, com recíproco respeito à independência de casa Poder conseguiremos, conjuntamente, entregar a cada rondoniense acesso a serviços públicos eficientes, promovendo melhor segurança, saúde, educação, emprego e renda. O Governo do Estado, ao longo do mandato, encaminhará a essa Casa Legislativa diversas propostas que, além de republicanas, buscarão a melhora que a população espera”, conforme trecho da mensagem deixada pelo governador.

Durante seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, também reforçou a questão do diálogo e a parceria com os demais Poderes e instituições, como marcos de sua gestão, afirmando ser de fundamental importância o diálogo, o respeito e a parceria para que Rondônia possa continuar avançando, deixando claro, também que o papel e a autonomia de cada um, serão prioridades no mandato de presidente.

Leia também:

 Emergências em saúde pública são controladas por Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Rondônia

 Tudo Aqui Móvel atende no próximo sábado na Zona Leste de Porto Velho para emissão de documentos pessoais gratuitamente


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Ésio Mendes e Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo