Governo de Rondônia
28/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Vice-governador destaca importância das discussões dos eixos pontuados pelo Programa Lider

05 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com objetivo de apresentar o projeto de desenvolvimento econômico da região do Vale do Jamari, elaborado pelo programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) – que debateu estratégias ao longo de oito encontros – foi realizado em Ariquemes o 1º Fórum de Desenvolvimento Integrado, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que trouxe para discussões eixos principais: Educação Empreendedora, Cooperativas e Cidadã; Agronegócio; Turismo; e Governança. Todos possuem um plano de ação que podem ser  desenvolvidos em parcerias. O evento foi realizado na noite de quinta-feira, 4, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes.

O vice-governador de Rondônia José Jodan destacou a importância do Fórum

Presente ao evento, o vice-governador de Rondônia, José Jodan, destacou a importância do Fórum que fortalece os debates sobre os eixos anteriormente debatidos no Programa Lider, que prevê o desenho do plano estratégico da região, além da definição de um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento. Também participaram do evento o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, o deputado estadual Adelino Follador, o deputado estadual Ismael Crispin, o deputado estadual Alex Redano, dentre outras autoridades.

“O Sebrae ajuda na governança, no agronegócio, ou seja, é de suma importância para o nosso Estado e para o nosso Brasil apresentando essa capacidade de capacitação e de ajudar na governança. Os eixos no segmento apresentados são importantes e ajudam a fortalecer e capacitar as pessoas para que tenham conhecimento nos determinados setores”, disse José Jodan.

Para o superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, a instituição cumpriu a missão de auxiliar na formação de líderes que irão trabalhar o desenvolvimento regional do Estado de Rondônia. Ele enfatizou a importância de cada eixo de discussões, a exemplo do que se refere à Educação Empreendedora em que, conforme definido por ele, seria um grande passo para formar crianças na escola para que futuramente sejam adulto que tenham capacidade de interagir e resolver os problemas que irão encontrar, seja na empresa, no setor público ou privado, além de levar noções de cooperativismo e noções na área de finanças pessoais.

Conforme já divulgado pelo Sebrae, a expectativa é que os líderes da região sejam uma espécie de agentes de transformação, propondo uma mudança inovadora em prol do desenvolvimento. E o grande resultado que se espera é que possam de fato fazer a diferença e trazer ganhos para a população, para a região, para a economia, para o desenvolvimento como um todo.

INTEGRAÇÃO 

A metodologia proposta pelo programa Lider, vem ao encontro das necessidades do Vale do Jamari, pois visa a integração entre os setores público, privado e terceiro setor, com foco na atuação conjunta com a comunidade em um processo que mobiliza, qualifica e integra as lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento sustentável. Durante o Fórum foi apresentado pelos líderes de cada eixo o Plano de Desenvolvimento Regional Vale do Jamari que traz informações relevantes da região e com proposta que possam ser desenvolvidas.

O programa Lider tem metodologia própria, repassada aos participantes ao longo de oito encontros. As propostas vão subsidiar documentos a serem encaminhados aos gestores públicos, como forma de fundamentar uma cobrança formal. Empresários, gestores públicos e representantes do terceiro setor participaram da elaboração do Plano com a perspectiva de ajudar a construir políticas públicas de fomento aos municípios.

Leia mais:

 Ações que deram destaque a Rondônia são apontadas na comemoração dos 38 anos de criação do Sebrae

 Seminário rural reúne 360 produtores rurais a partir desta sexta-feira em Guajará-Mirim; evento resulta de parceria entre governo e Sebrae-RO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo