Governo de Rondônia
28/03/2024

COMEMORAÇÃO

Vice-governador enaltece trabalho heroico dos bombeiros no Dia Nacional dos Bombeiros Militares

03 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Vice-governador destaca o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militares e parabenizou homenageados

“Vida alheia, riquezas salvar”. O trecho da Canção do Soldado do Fogo foi entoado durante as comemorações alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, no final da tarde de terça-feira, 2, em solenidade realizada no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, em Porto Velho.

Na ocasião, o vice-governador de Rondônia, José Jodan destacou a data que simboliza os heroicos esforços dos bombeiros em cumprimento da missão de salvar vidas. A formatura militar também foi marcada com homenagens com a entrega de medalhas do Mérito Militar, Imperador, de Tempo de Serviço, Imperador Dom Pedro II e Amigo do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

“Tenho muito orgulho de estar aqui na presença de todos vocês. Tenho maior respeito por todos. Trago também a mensagem do governador Marcos Rocha que destaca sempre o desempenho do Corpo de Bombeiros, que cumpre com honra o papel fundamental na segurança da população”, enfatizou o vice-governador.

No dia 2 de julho comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro, data em que o Imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, no ano de 1856. Por essa iniciativa, o imperador tornou-se o patrono de todos os Corpos de Bombeiros do país.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel PM Demargli da Costa Farias destacou que a corporação este ano completa 21 anos de credibilidade, tradição e disciplina. “Com um setor operacional cada vez mais equipado e com um setor administrativo em crescente desenvolvimento, nossa instituição se destaca entre os demais Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil”, disse o comandante durante leitura da Ordem do Dia.

O coronel BM Demargli Farias ainda destacou o aprimoramento das ações desenvolvidas nos mais variados cursos de formação, especialização e de extensão na busca incessante da evolução e da qualificação, visando aperfeiçoar os procedimentos técnicos de segurança e atendimento qualificado às situações de emergências. Ele ainda enfatizou os trabalhos e legados deixados pelos ex-comandantes gerais e demais militares da reserva que contribuíram para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

Durante a formatura militar, o Corpo de Bombeiros realizou homenageou personalidades civis e militares, que com suas atividades profissionais contribuíram para o engrandecimento.   Foram entregues 59  Medalhas do Mérito Militar; 16 Medalhas de Tempo de Serviço;  47 Medalhas Imperador Dom Pedro II; 50 Medalhas Amigo do Corpo de Bombeiros de Rondônia.

A solenidade contou com a presença do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada José Eduardo Leal; do comandante da Delegacia Fluvial de Porto Velho,  capitão-de-corveta, Rodolfo Aurélio Santos; do comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; do diretor Geral de Estradas e Rodagens, Erasmo Meireles e Sá; do secretário-chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Junior; do secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira; do superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior; do superintendente Estadual de Comunicação, Lenilson Guedes, bem como de outras autoridades civis e militares.

Leia mais:

 Diferente de outros, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia tem atuação amazônica e internacional

Bombeiros de Porto Velho alertam para uso correto de fogos por crianças e adultos em festas juninas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo