Governo de Rondônia
20/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Vice-governador visita ponte sobre o Rio Madeira, em Abunã

08 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_8822 (1)

O vice-governador Airton Gurgacz esteve na última sexta-feira (5) às margens do Rio Madeira, em Abunã, para vistoriar as obras da ponte da BR-364 que interligará os Estados de Rondônia e Acre. Ele estava acompanhado do deputado federal pelo Acre Gladson Cameli e dos deputados estaduais eleitos Eliane Sinhasique e Jairo Carvalho, que falaram à veículos de comunicação sobre a importância econômica da obra.

De acordo com o vice-governador rondoniense a obra é estruturante, pois a partir de sua construção será criada uma nova logística de escoamento de produtos pelo Pacifico. “Vejo com bons olhos a criação dessa estrutura, pois na balsa atualmente se pegam filas em dias de grande movimento de até 6 horas para poder atravessar. Com essa obra iremos reestruturar toda a rota de transporte rodoviário”, ressalta Airton Gurgacz

Rondônia vem ainda estreitando os laços de parceria com os países vizinhos como o Peru, a Bolívia, Chile e Paraguai, além de manter contato com o Japão e Eslováquia. São países que tem interesse comercial principalmente na carne e no peixe rondoniense, que com essa rota ficará mais acessível a estes mercados, explica a assessora do Governo, Lânia Silva. Outra possibilidade de parceria é o intercambio cultural e turístico que podem fomentar grandes oportunidades de negócios para os países.

Ponte

Com previsão de dois anos de construção, a obra é um empreendimento do Departamento Nacional de Infraestrutura deIMG_9066 Transporte (DNIT), orçada em R$ 128 milhões e executada pela Arteleste Construções LTDA, empresa paranaense vencedora do certame. Segundo Cleyder Razzini, engenheiro civil responsável pela obra, a ponte terá cumprimento total de 1.084 metros e atualmente ela se encontra na fase de fundação, onde são instaladas as 25 bases das pilastras de apoio.

Como contrapartida social a empresa que conta hoje com 90 trabalhadores em seu canteiro, podendo chegar a 300 no ápice da construção, destina 80% das vagas para mão de obra local.  De acordo com o recém eleito senador Gladson Cameli, “esta é uma obra importante para o país e não é admissível que com uma estrada ligando o pacífico tivéssemos esse empecilho que era a balsa”.

Isolamento

IMG_9131A possibilidade de uma nova cheia é algo que preocupa os políticos acreanos. Neste ano, a cheia do rio provocou o isolamento do Estado e itens básicos como ovos e combustível ficaram escassos. Em alguns casos, alimentos eram enviados por avião e chegavam aos consumidores acreanos a um preço exorbitante.

“São situações como estas que nos preocupam e como políticos precisamos apresentar uma resolutividade o quanto antes para esta questão. Por isso, independente da cor da bandeira partidária proponho a colaboração, para que tenhamos uma bancada forte e atuante”, afirma Cameli.

Balanço

Eleito deputado estadual, ainda durante a visita, o Vice-governador, que almoçou no canteiro de obras, falou sobre o término da sua gestão. “Vejo este Governo de forma positiva, acompanhei e aprendi muitas coisas que me trouxeram experiência na vida pública, conhecimento que será de grande valia nesta minha nova empreitada. Agora vou auxiliar o governador Confúcio Moura como puder”, afirma.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Cultura, Distritos, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Serviço, Tecnologia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo