ESPORTE

Vilhena firma acordo para receber dois mil atletas no Jogos Intermunicipais de Rondônia

23 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Daniel Pereira e o superintendente da Sejucel Rodnei Paes assistiram a um documentário na aldeia Aroeira Central

O município de Vilhena sediará, em setembro deste ano, os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), competição que reúne cerca de 2 mil atletas em 15 modalidades.  O acordo foi firmado na sede do município pela prefeita Rosani Donadon e o governador Daniel Pereira no sábado (23).

“É a oportunidade que o município tem”, disse Daniel Pereira, “de projetar sua força, como já ocorre no agronegócio e cultura”.

As competições duram duas semanas e a perspectiva é de que o volume de receita gerada durante o evento atinja R$ 3 milhões.

“Os melhores hotéis da cidade serão ocupados, os atletas terão a melhor alimentação e as federações serão responsáveis pela parte técnica”, anunciou Rodnei Paes, superintendente estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Ao governo do estado caberá o gastos com organização, transporte, hospedagem e alimentação. A contrapartida do município é a reforma dos ginásios.

Os jogos, além de promover o município, tem fator importante na economia. “É o maior evento esportivo que temos e o governo do estado contribui para que mais talentos sejam revelados para projetar Rondônia no país e no mundo”, destacou o governador.

Ele foi aplaudido quando anunciou que estão sendo mantidos entendimentos para que a Seleção Brasileira de Voleibol venha a Porto Velho, em agosto deste ano, para disputar uma partida conta a Seleção da Holanda, no Ginásio Claudio Coutinho.

REFORMA

O acordo foi firmado na biblioteca municipal Monteiro Lobato, que será reformada e ampliada com recursos destinados pelo governo do estado.

A prefeita Rosani Donadon prestou conta do que tem feito para que o espaço se torne referência cultural.

Com 31 anos de funcionamento, a biblioteca é ponto de encontro de pessoas que participam de concursos. Lá estão disponíveis mais de 4 mil títulos, dos quais 2.500 foram doados pela comunidade a partir de campanha promovida pela diretora Ana Moura.

Daniel Pereira firma acordo para a reforma da biblioteca Monteiro Lobato e realização do JIR em Vilhena

O estado destinará R$ 88 mil para reforma, aquisição de livros e aparelhos condicionadores de ar.

REENCONTRO

Conhecedor da região, o governador Daniel Pereira reencontrou amigos professores que conheceu quando trabalhou em Cerejeiras. Ele prestou homenagem aos educadores e relembrou passagens de sua trajetória.

O senador Valdir Raupp, o deputado federal Marcos Rogério e a deputada estadual Rosângela Donadon também participaram do evento e prestaram conta sobre as emendas parlamentares destinadas ao município.

DOCUMENTÁRIO

A última etapa da agenda de Daniel Pereira em Vilhena aconteceu na aldeia Aroeira Central, onde foi realizado um torneio de futebol envolvendo equipes de nove etnias. No intervalo da competição foi apresentado na Escola Municipal Indígena Pirineus de Souza o documentário Nambiquaras e o Ritual da Menina-moça.

O filme participou do 1º Prêmio Lídio Sohn, promovido pela Sejucel, e trata do ritual que ocorre entre os povos indígenas da região quando as meninas das tribos são preparadas para a vida adulta.

Veja galeria de fotos

Texto: Nonato Cruz