INFRAESTRUTURA

Vilhena recebe investimento em educação e instalação da Patrulha Maria da Penha no aniversário de 41 anos

24 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Governador de Rondônia Daniel Pereira destaca investimentos estratégicos para educação e segurança pública, em Vilhena

Em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (23), data que coincide com o aniversário de 41 do município de Vilhena, foi entregue oficialmente a população a obra de reforma e ampliação da escola estadual Luís Carlos Paula Assis que atende a 465 estudantes do ensino fundamental e a construção da quadra coberta.

O investimento foi de cerca de R$1,7 milhão provenientes do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise). Para a diretora Maria de Fátima Oliveira, o novo ambiente está alinhado com o trabalho de melhoria da qualidade de ensino.  ‘‘Essa foi uma solicitação que fizemos e recebemos de presente. Vilhena está em festa’’, disse.

Na ocasião, também foram entregues a obra de reforma do telhado da escola estadual Cecília Meireles com investimento superior a R$ 87 mil e a obra de construção de três salas de aulas na escola estadual Paulo Freire de mais de R$ 145 mil em investimento, ambas com recurso do Programa de Apoio Financeiro (Proafi) adicional.

‘‘Essas escolas merecem melhorias. O Ideb dessa escola [Luís Carlos Paula Assis] é 6.7, da Paulo Freire é 6.8. E na escola Cecília Meireles nós enfrentamos um situação muito difícil, mas a comunidade junto com os professores abraçou a causa e ela saiu de um Ideb de 3.7 para 5.1’’, conta a coordenadoria Regional de Educação de Vilhena, Oracira Godinho.

‘‘Temos várias agendas importantes no Estado, mas a mais importante delas é a do Selo Unicef [Compromisso com políticas nos eixos de saúde, assistência e educação de crianças e adolescentes] porque é preciso resolver os problemas da educação para que o Estado cresça. E aqui em Vilhena esses investimentos foram feitos para que essas escolas venham trazer melhores condições para que nossos educadores façam um trabalho que melhore ainda mais o índice de desempenho das nossas crianças, somando aos esforços para melhorar a qualidade de ensino do nosso Estado’’, afirma o governador de Rondônia, Daniel Pereira.

O comandante da PM afirma que que patrulha Maria da Penha deve alcançar principais municípios de Rondônia

PATRULHA MARIA DA PENHA

Vilhena também foi beneficiada com a instalação da Patrulha Maria da Penha. O que antes era um trabalho desenvolvido apenas no município de Ji-Paraná foi transformado nos últimos meses em política de governo. De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, a missão é que a patrulha esteja presente em todos os municípios sede de batalhões e falta apenas três para concluir esse objetivo.

‘‘A patrulha Maria da Penha é muito importante porque o índice de violência contra as mulheres tem crescido e essa viatura vai fazer pós-atendimento, visita a casa das vítimas, fiscalizar se o agressor está cumprindo as medidas protetivas e em alguns casos visitar o agressor também. E assim como em outros locais que foram implantadas a patrulha, as mulheres do município vão se sentir mais confiantes e seguras em fazer denúncias’’, avalia a 1° sargento PM Michele de Souza que juntamente com o cabo PM Jorge Cruz são os responsáveis pela patrulha em Vilhena.

Além disso o 3º BPM recebeu 80 câmeras (Body Cam) que ficarão acopladas as fardas dos policiais para monitorar as abordagens. ‘‘Vocês são vão ver isso nos filmes e em Santa Catarina, que foi o primeiro estado a investir nisso, e aqui em Rondônia’’, disse o governador que tem buscado inovações tecnológicas de ponta para fortalecer a segurança pública de Rondônia. Vilhena foi o primeiro município a receber parte dos mil equipamentos adquiridos e que devem alcançar todo o Estado.

‘‘São uma série de medidas importantes que acontece neste dia que é o aniversário de Vilhena, mas também é o aniversário da chegada minha e da minha família no estado de Rondônia. Um momento muito especial’’, considera o governador.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry