OUTUBRO ROSA

Violência contra a mulher é tema de seminário da Seduc nesta quarta e quinta-feira em Porto Velho

18 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

outubro-rosa-13-10-2015-qt-076

Evento faz parte da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

O governo do Estado de Rondônia tem investido na prevenção da saúde dos servidores estaduais e, para tanto, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Núcleo de Saúde Ocupacional, promove nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Porto Velho, o Projeto Outubro Rosa, com o Seminário: Contra violência e a favor dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres educadoras.

A secretária Fátima Gaviol disse que o governador Confúcio Moura tem apoiado e incentivado campanhas de prevenção à saúde dos servidores, e  entende que o Projeto Outubro Rosa promove a saúde das mulheres no ambiente de trabalho com palestras educativas e a realização de atendimentos nas áreas da saúde e jurídica para a prevenção dos fatores de riscos ocupacionais associados ao trabalho.
A gerente de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional do Núcleo de Saúde Ocupacional, Ziuzania dos Santos, afirmou que o seminário tem como público alvo as servidoras da educação, lotadas na sede da Seduc, da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho e das escolas da rede estadual de ensino de Rondônia localizadas na capital.PROGRAMAÇÃODIA 19 –  7h30 Às 12h

– Acolhida e Credenciamento: 7h30
– Solenidade de Abertura: 8h
– Ginástica Laboral (Professora. Sirlei Faial)
Palestra 1: Climatério: Uma Nova etapa na vida da mulher (Palestrante: ginecologista Márcia Meira)
Palestra 2: A saúde da mulher educadora: Cuidando de quem ensina (Palestrante: enfermeira Aline Vilela (Semusa)

Atendimentos da Saúde da Mulher
– Vacinação: Tríplice Viral, Difteria e Tétano, Febre Amarela e Influenza (gripe).
– Teste Rápido
– PCCU – Preventivo

DIA 20 – 7h30 às 12h

Oficina I: Violência contra a mulher no contexto sócio familiar e escolar
Mediadoras: Taís Tudela Nicolau (psicóloga), Danusa Pacheco (assistente social), Valdenira Freitas Neves, advogada da equipe Creas Mulher.
Oficina II:Enfrentamento de Conflitos no Contexto Social.
Mediador: enfermeiro Paulo Mariano – Coaching
Oficina III: Alimentação saudável (hipertensão e diabetes)
Mediadoras: Ivaneide Neves Silveira (coordenadora do Programa Hiperdia), Rosemari de Souza Garcia, nutricionista da Semusa.
Oficina IV: Saúde emocional e autoestima feminina
Mediadora: Elizete Gonçalves Silva, psicóloga do Núcleo de Saúde Ocupacional/GPASO/CRHSeduc.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela Estevão