Governo de Rondônia
16/04/2024

Centenário

Virada Cultural marcará o centenário da EFMM

19 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Desde o início do ano a Comissão do Centenário, composta por órgãos e entidades públicas e privadas, tem se reunido para definir ações para o ano do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Entre as atividades, a de maior destaque é a “Virada Cultural’, que será realizada nesta quarta-feira, 1 de agosto, data em que se comemora a inauguração da ferrovia com a primeira viagem de Guajará-Mirim à Porto Velho.

A programação terá início às 07h e vai até 00h, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com atividades cívicas, esportivas e cultuais, entre elas alvorada com queima de fogos, aposição da placa comemorativa, corrida do centenário, enduro a pé, campeonato de futebol do centenário, teatro, dança, show musicais com artistas da região entre outros.

Na ocasião também estarão sendo colhidas assinaturas para a pró-candidatura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. “Essa candidatura é o passo adiante nas justas homenagens que estão sendo prestadas a EFMM, uma das mais fantásticas páginas da história do Barsil e todos nós queremos que seja também da humanidade”, declarou o procurador federal junto ao Iphan, Ricardo Leite.

“Esperamos que cerca de 100 mil pessoas passem pelo complexo para comemorar conosco o centenário deste Ponto Turístico que tanto significado tem para a nossa história. Pedimos para que todos tragam suas câmeras e celulares para filmar e fotografar esta grande festa, para colocarmos a nossa Ferrovia como destaque na internet”, afirmou o secretário da Secel, Francisco Leilson “Chicão”.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo