Governo de Rondônia
Sexta, 14 de maio de 2021

Cultura

Viriato, Yedda e Samuel apresentam ‘Rio de Histórias’

06 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

Viriato Moura, um dos autores do livro Rio de Histórias

Viriato Moura, um dos autores do livro Rio de Histórias

Os escritores contadores de história Viriato Moura, Yedda Borzacov e Samuel Castiel, apresentam nesta sexta-feira, 07, no plenário da câmara de vereadores, o livro em homenagem ao centenário do município de Porto Velho “Rio de Histórias”.

“Ano passado, a Yedda, eu e o Samuel lançamos o livro “Trem Vivo”, em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e este ano, até porque aquele livro alcançou um bom sucesso, me ocorreu  de fazer outro livro de ficção e parte de realidade. No livro fica até difícil pra nós autores, saber onde está à ficção e a realidade, são memórias de infância”, conta Viriato Moura.

Segundo Viriato o título “Rio de Histórias” foi a maneira que o trio achou para associar de maneira positiva, a enchente do rio Madeira a maior de sua história com a história da sua gente. “Poxa, a enchente causou dano, tristeza, apreensões então, vamos encher Porto Velho de arte, de literatura, coisas alegres e como podemos fazer isso? Fazendo Porto Velho o palco dos acontecimentos do livro”.

O livro é dividido em três Tomos  independentes, ou seja, cada autor teve a liberdade para escrever o que lhe vinha à cabeça, só tinha um detalhe a obedecer, os fatos tinham que acontecer em Porto Velho. “Eu me detive mais na ficção. Através de contos fui falando de várias coisas aqui da cidade” disse Viriato.

Uma das histórias destacadas pelo autor é “O Mistério da Ladeira Comendador Centeno”. “Lá havia uma prostituta conhecida como ‘Boca de Lobo’ que fez parte da iniciação sexual de muitos jovens”.

_MG_7146 Viriato Moura (4)

Enquanto Viriato dramatiza seus contos a professora Yedda apresenta fatos que ocorreram na Porto Velho dos tempos dos agradáveis carnavais e de personagens reais do bairro Caiari.

Os contos assinado pelo Samuel Castiel são mais humorísticos.

A festa de lançamento do Livro “Rio de Histórias” contará com a exposição de fotografias do museólogo Antonio Ocampo. “Selecionamos 50 fotos muito bem feitas do Pôr do Sol em Porto Velho”. Essas fotos estarão em molduras especiais e serão comercializadas ao preço de R$ 100 cada.

Serviço

 

Lançamento do livro – “Rio de Histórias”

Autores – Viriato Moura, Yedda Borzacov e Samuel Castiel

Quando – Sexta-Feira, dia 7

Hora – 19h30 no plenário da Câmara de Vereadores

Preço – R$ 40,00

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Silvio Santos
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe