Governo de Rondônia
Quarta, 01 de abril de 2020

AMAZONIATIVA

Vitrine online reúne produtos e ativos ambientais oferecidos por agricultores, comunidades e povos tradicionais

12 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Em uma ação ousada e pioneiro o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e com a parceria técnica do Instituto BVRio, desenvolveu a plataforma online de produtos, serviços e ativos ambientais do Estado, a AmaziAtiva.

Em funcionamento desde final de 2019, a plataforma AmaziAtiva reúne iniciativas ligadas à manutenção da floresta em pé como alternativa viável de renda para agricultores, povos e comunidades tradicionais, além de empreendedores dos mais variados perfis.

De caráter inclusivo, dinâmico e aberto, as “lojas” que estão na vitrine da plataforma têm algo em comum: a oferta de produtos, serviços ou ativos da agrosociobiodiversidade amazônica.

Na vitrine online, você pode encontrar açaí, óleo de babaçu, cosméticos naturais, palmito produzido em SAF (Sistema Agroflorestal), premiados cafés da Amazônia, chocolates com cacau agroecológico, castanha do brasil certificada, entre outros produtos. “Vale a pena conferir a inovadora plataforma e conectar-se com dezenas de cooperativas indígenas, associações extrativistas, cooperativas de agricultores familiares e pessoas que estão fazendo a diferença na Amazônia”, destacou o secretário da Sedam, Elias Rezenda.

O secretário ressaltou, ainda, que é importante dizer que todo o registro, coleta de dados, avaliação e criação de loja personalizada na plataforma tem custo zero para as cooperativas, associações e demais representantes que ali estão. “Tal iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto Governança Climática para Rondônia, que tem como patrocinador a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), viabilizado e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e GCF, grupo de governadores do qual Rondônia faz parte”.

Leia mais:

 Operação de fiscalização ambiental apreende 12 dragas atuando de forma ilegal no Rio Madeira

 Cultivo de cacau traz renda e sustentabilidade ambiental para Rondônia


Fonte
Texto: Sedam
Fotos: Sedam e arquivo AmazoniAtiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente


Compartilhe