Governo de Rondônia
24/04/2024

Vitrine Tecnológica mostrará a potencialidade agrícola de Rondônia

20 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Preparação para Rondônia Rural Show

Com o fortalecimento do agronegócio e reconhecimento em nível nacional, Rondônia desponta para o investimento em alta tecnologia. Segundo o secretário de Estado Evandro César Padovani, da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), a produção de soja, café e leite, assim como a carne e o peixe já ganham destaque em oportunidades de investimentos no estado. Essas e outras potencialidades poderão ser vistas nas vitrines tecnológicas que estão sendo montadas especialmente para a 3.ª Rondônia Rural Show.

A 3.ª Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários será realizada nos período de 21 a 24 de maio, no Parque de Exposição Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, e já desperta a expectativa de grandes investidores. Para mostrar do que Rondônia é capaz na arte de produzir, órgãos como Emater, Embrapa, Sedam e Ceplac se uniram às empresas Pastofort, Casa do Adubo, Boa Safra, Pica-Pau, Machadão e Casa da Lavoura, na implantação das vitrines tecnológicas que serão apresentadas durante o evento.

Preparação do ParqueA Vitrine Tecnológica consiste em uma ferramenta que reúne serviços tecnológicos e soluções inovadoras para a produção de alimentos, com melhoramento no plantio, na colheita e no armazenamento de grãos; melhoramento genético de pequenos, médios e grandes animais; melhor aproveitamento do solo, levando-se em consideração a conservação do meio ambiente de forma equilibrada, bem como, proporcionar o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Assim, com a finalidade de divulgar e oferecer ao produtor rural a possibilidade de escolher e adotar tecnologias modernas, as vitrines tecnológicas estarão distribuídas em uma área 1,5 hectares, divida em aproximadamente 18 parcelas, onde os visitantes poderão contemplar culturas perenes e anuais, entre outras atividades.

Preparo das áreas

As atividades para implantação das Vitrines Tecnológicas estão em ritmo acelerado. Tanto empresas quanto os organismos públicos não têm medido esforços para que as áreas estejam prontas para a 3.ª Rondônia Rural Show.

Segundo o extensionista Antonio Dias, da Emater, que está acompanhando todo o processo, a empresa Pastofort Sementes e Nutrição Animal com os cultivos consorciados de gramíneo-leguminosas foi a primeira a concluir o plantio de suas culturas e hoje está na fase de adubação de cobertura. No estande da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) está sendo implantado um sistema agroflorestal (SAF), com bananeira, essências florestais e nove cultivares clonais e diversas híbridas de cacau.

A empresa Casa do Adubo está trabalhando em vários, mas devido um problema com aterramento das sementes ocasionado pelo alto volume de chuvas, ainda não os concluiu, mas já dispõe de algumas cultivares de milho que conseguiram resistir às fortes chuvas. Situação semelhante ocorreu com a empresa Boa Safra que teve problemas com o excesso de chuvas logo após o plantio de soja e várias cultivares de milho. As empresas Pica-Pau e Machadão estão plantando, em conjunto, pastagem e milho, e local destinado à empresa Casa da Lavoura encontra-se pronta para o plantio, aguardando somente a melhoria climática para seu início.

A parcela colocada à disposição da Emater-RO já encontra-se pronta para o plantio de mudas de maracujá, pimenta do reino, guaraná, cupuaçu, seringueira, abacaxi, essências florestais e olerícolas, o que será feito nos próximos dias. Na área disponibilizada para a Embrapa já foram realizados os trabalhos de abertura de covas, adubação e correção do solo, onde serão plantadas mudas de café. O destaque dessa vitrine será a apresentação da cultivar de Coffea canephora, BRS Ouro Preto, primeira cultivar de café desenvolvida no estado de Rondônia.

Coube à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a responsabilidade pela recomposição das Áreas de Proteção Permanente (APP’s) em torno dos dois lagos do parque de exposições. O órgão foi o primeiro a iniciar os trabalhos de plantio que, em função da grande extensão da área a ser recomposta, o trabalho ainda continua.

Decom – Governo de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Assessoria Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo