RONDÔNIA RURAL SHOW

Vitrine Tecnológica vai apresentar canteiro de hortaliças em formato de espiral que diminui o espaço de cultivo

13 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O novo modelo de canteiro para hortaliças, em espiral, está sendo preparado para ser apresentado aos visitantes da Vitrine Tecnológica da 5ª Rondônia Rural Show, que acontecerá de 25 a 28 deste mês, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. A organização do evento espera 80 mil visitantes. A entrada é gratuita.

Hortaliças em formato de espiral estão entre os atrativos da feira em Ji-Paraná

Acompanhando o movimento de uma constelação, o canteiro em espiral tem a finalidade de ocupar menos espaço em relação aos tradicionais retangulares, ofertar mais área para o plantio de hortaliça e facilitar a irrigação das plantas. “Nele, o agricultor se movimenta com maior facilidade”, disse o coordenador de agroecologia do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), em Ji-Paraná, Jurandy Batista de Mesquita, responsável pela inovação na Vitrine Tecnológica, que tem espaço exclusivo para a agroecologia.

Também conhecido como canteiro em vértice, o novo modelo para o plantio de hortaliças faz parte dos projetos da Emater/RO que estão sendo implantados na Vitrine Tecnológica. “O objetivo é proporcionar ao visitante mais conhecimento e demonstrar, na prática, a viabilidade de culturas e ganhos financeiros com os novos sistemas de plantio”, explicou Jurandy Mesquita, referindo ao modelo em vértice e a adubação ecológica.

RONDÔNIA RURAL SHOW

Idealizada e implantada pelo governo estadual, a Rondônia Rural Show é um evento voltado exclusivamente ao agronegócio. Na 5ª edição consecutiva, a feira de tecnologias e oportunidades de negócios, coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri,) vem atraindo visitantes de vários estados brasileiros e de outros países estreitando relações e abrindo mercado para a efetivação de negócios.

Devido ao crescimento da Rondônia Rural Show, a prefeitura de Ji-Paraná doou ao governo de Rondônia uma área maior para a realização das futuras feiras a partir de 2017. O evento reúne expositores da agroindústria familiar, de implementos agrícolas, insumos, maquinários, veículos leves e pesados, palestrantes, agentes financeiros e ainda conta com mostras, oficinas e troca de experiências.

Confira todas as notícias da Rondônia Rural Show

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Agricultura, Agropecuária, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade