Governo de Rondônia
26/04/2024

SOLIDARIEDADE

Voluntários são recebidos com festa na Fhemeron em comemoração ao Dia do Doador de Sangue

25 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O evento contou com danças, cortes de cabelo, lanches e atendimentos médicos

 

Ser doador de sangue é demonstrar amar ao próximo, mesmo sem conhecer, e está disposto a fazer com esse próximo tenha uma chance de viver. No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para agradecer os inúmeros doadores que salvam vidas, o governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), recebeu na manhã desta segunda-feira (25) mais de 200 doadores com grande festa, e na oportunidade foi realizado o lançamento da campanha “Amor sem limites, Doe Vida”.

 

“Esse é um momento de agradecimentos, comemorações, mas também uma oportunidade de continuar conscientizando as pessoas sobre a importância de doar sangue e salvar vidas”, destacou a gerente de captação de doadores da Fhemeron, Maria Luiza Pereira.

 

Segundo ela, os doadores são os verdadeiros heróis anônimos, que possuem uma grande responsabilidade. Leomar da Silva Rodrigues além de doador de sangue, é doador de plaquetas, desde 2001. Nesses 18 anos como doador ele se diz agradecido por ter contribuindo com a história de tantas pessoas. “Eu comecei a doar naquela época e nem imaginava que isso faria parte da minha vida. Além de ajudar as pessoas, nós, doadores, também somos beneficiados. É um orgulho fazer parte desta família”, agradeceu Leomar.

Esta família de doadores compareceu ao evento e trouxeram ainda um futuro doador

O evento contou ainda com toda uma programação voltada aos doadores, foram ofertados atendimentos médicos, testes rápidos, cortes e escova gratuitos, além de lanches e uma camisa para os doadores.

Segundo a gerente de captação, durante o ano inúmeras campanhas foram realizadas, devido ao estoque de sangue que precisa ser reabastecido diariamente. “Atualmente, a Fhemeron necessita de bolsas de sangue O- , mas até o fim do ano a expectativa é superar as metas de 2018, que contou com mais de 17 mil doares de sangue e oito mil doadores de medula óssea”, afirmou a gerente de captação.

“Rondônia ultrapassou a meta de seis mil cadastros de doadores de medula óssea, alcançando oito mil. Um trabalho que é resultado das inúmeras campanhas que aconteceram no estado. Nós conseguimos atender a grande demanda, e nenhuma cirurgia foi desmarcada por falta de doações”, ressaltou.

Thomás Paes foi um destes doadores que estiveram presentes nas campanhas. Há dez anos ele decidiu salvar vidas e hoje deixa o convite a quem ainda não é doador. “Muitas pessoas possuem tabus sobre as doações, e eu posso dizer que nada disso é verdade. Doar sangue não dói. Pelo contrário, traz alegria por sabermos que vidas estão sendo salvas”, afirmou.

Para quem deseja se tornar doador, e também ajudar o próximo, basta procurar a Fhemeron, na avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro industrial em Porto Velho. A fundação funciona de segunda a sexta-feira das 7h15 às 18h, e no sábado até as 12h. Para mais informações basta acessar o site oficial da Fhemeron.

 

Leia mais:

Detran Rondônia orienta servidores sobre saúde física e mental, e incentiva à doação de sangue


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Saúde, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo