Voos são retomados no Aeroporto de Ji-Paraná

12 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

azul-fonte-internet_640x424Única empresa a atender a região central de Rondônia confirmou o voo; pista do aeroporto pronta para atender até aviões a jato.

Às 11h45 do último sábado, 8, decolou do aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, o avião da Azul Linhas Aéreas com destino a Cuiabá/MT e conexões. A retomada das atividades só foi possível porque a pista de pouso e decolagens foi totalmente reconstruída pelo governo do estado por meio Departamento de Estradas e Rodagens [DER]. “Estamos reconquistando nossos voos”, destacou o prefeito Jesualdo Pires [PSB], agradecendo ao governador Confúcio Moura [PMDB] pela restauração da pista do aeródromo.

A aérea disponibiliza dois voos diários com saídas de Ji-Paraná destinados à capital mato-grossense e demais conexões. Na manhã desta sexta-feira, 7, o site da companhia informava disponibilidade de bilhetes ao valor de R$ 119,90 mais taxas. Não há previsões de voos diretos para outros destinos brasileiros, segundo informações na administração aeroportuária.

Em documento oficial encaminhado recentemente ao chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, o prefeito Jesualdo Pires anuncia a retomada dos voos e agradece ao governo estadual. “A Azul confirmou a volta de dois voos diários para Ji-Paraná a partir do dia 8 de fevereiro. Graças ao apoio do Governo Confúcio estamos reconquistando nossos voos. Em nome do povo da Região Central, nossos agradecimentos”, diz trecho da correspondência eletrônica.

Nas entrevistas à imprensa local, o prefeito Jesualdo, que acompanhou de perto a reconstrução da pista construída há 30 anos e que nunca havia passado por restauração total, declarou que os serviços executados pelos servidores do DER foram de alta qualidade. “Foi um desafio, por suas características técnicas, a restauração da pista ser realizada pelo pessoal do DER a custo menor que o praticado no mercado”, destacou o prefeito.

“O retorno dos voos vem de encontro com as buscas da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná [ACIJIP] e da Prefeitura Municipal, uma soma do desejo de crescimento e fortalecimento de nosso município. Com sua malha aérea regularizada e atuante Ji-Paraná passa a ter mais credibilidade diante de outras regiões do Brasil, pois não são todas as cidades brasileiras que possuem voos regionais, ganhando destaque por mais essa conquista”, diz o presidente da ACIJIP, empresário Hugo Araújo.

Segundo ele, “a reconstrução da pista realizada pelo pessoal do DER, é a prova de que se todo governo pensasse e agisse dessa maneira, com certeza teríamos mais celeridade nas obras e o custo reduzido”, entende o presidente, parabenizando o governo pela iniciativa. “Paradigmas foram quebrados visando a economia do dinheiro público”, destacou Hugo Araújo.

“A partir de agora os cerca de 500 mil habitantes da região central de Rondônia tem garantido o direito de ir e vir. Devemos isso ao compromisso do governador Confúcio Moura com o estado de Rondônia”, frisou o secretário regional de Governo Romildo Pereira, lembrando outras obras de infraestrutura que o governo também vem executando em Ji-Paraná e região, como o asfaltamento urbano de 50 KM, canalização do igarapé Pintado, asfaltamento do anel viário, construções de habitações populares e escolas, dentre outras.

A PISTA

O diretor do DER, engenheiro Lúcio Mosquini explicou que a pista do aeroporto de Ji-Paraná estava em condições precárias e que o aeródromo seria fechado. “Licitação é um processo demorado e prejudicaria toda a região central de Rondônia. O DER está estruturado, então o governador Confúcio optou pela execução por administração direta resultando na rapidez e economia superior a 50% no custo da obra, se comparado ao preço praticado pelas empreiteiras”, frisou Mosquini. O DER gastou R$ 3 milhões na reconstrução da pista, segundo informações.

Depois de pronta, a pista recebeu o aval do Grupo de Transporte Especial da Presidência da República. “O tenente-coronel Márcio, piloto da Presidência, percorreu os 1800 metros do aeródromo do José Coleto e atestou que a pista tem condições adequadas para receber voo presidencial”, disse o diretor do DER, acrescentando que a própria companhia Azul averiguou as condições do aeródromo antes determinar o restabelecimento dos voos.

Engenheiro responsável pela obra, Humberto Fayal disse que o DER seguiu os padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil [Anac]. “Hoje, a pista tem condições plenas de receber aviões a jato de qualquer porte operado no País, a exemplo das aeronaves que já fazem uso continuado nos maiores aeroportos do Brasil e do mundo a exemplo de Guarulhos e Congonhas em São Paulo e Santos Dumont e Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Texto: Nilson Nascimento da Silva
Fotos: Nilson Nascimento da Silva