25/04/2024

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2017

Waldo Alves convoca escolas para participarem do Prêmio Gestão Escolar 2017

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

18449302_702457083297063_7915481393934353276_oO secretário de Estado da Educação de Rondônia, Waldo Alves, em reunião no último dia 16 e 17 com os coordenadores Regionais de Educação em Porto Velho, fez questão de ressaltar a importância dos coordenadores estimularem os gestores das escolas estaduais de sua jurisdição a realizarem a autoavaliação do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo  Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e parceiros, como uma ferramenta de fortalecimento da Gestão Democrática preconizada pela Lei Estadual nº 3.018/2013 e Meta 19 do Plano Estadual de Educação do Estado de Rondônia.

O processo de inscrição no Prêmio foi pensado para ajudar a escola a refletir sobre as diferentes dimensões que compõem o dia a dia de um gestor escolar. São elas:

Gestão Pedagógica: análise de resultados educacionais que abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, frequência e proficiência dos estudantes;

Gestão pedagógica: planejamento de ações pedagógicas que abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos estudantes, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola;

Gestão participativa: processos coletivos de decisões e ações que abrange processos e práticas que respondem ao princípio da gestão democrática do ensino público e o envolvimento e compromisso das pessoas (estudantes, profissionais e pais) com o projeto pedagógico da escola;

Gestão de Infraestrutura: administração de serviços e recursos que abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros que envolvem toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da atividade fim.

As inscrições vão de 12 de maio a 14 de agosto, somente pelo sistema on line nos endereçoswww.premiogestaoescolar.com.brinscricao.premiogestaoescolar.org.br.

Podem concorrer ao prêmio, escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.

O secretário Waldo Alves lembra que este é o ano do Pacto pela Aprendizagem e que os Resultados e Níveis de Desempenho dos alunos estão diretamente ligados a capacidade dos gestores em construir uma gestão participativa com foco na análise dos resultados alcançados, níveis de desempenho, na avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola, na transparência de resultados e na identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar com o trabalho da sua escola.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia