Governo de Rondônia
28/03/2024

CONQUISTA

Aluna do Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná é premiada com bolsa de estudos do CNPq

17 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, Débora Noemi de Souza Maia, representou o Estado de Rondônia na 15ª Mostra de Finalista da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) da Universidade Federal de São Paulo (USP), de 20 a 24 de março, quando foi premiada com uma bolsa de Iniciação Cientifica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). O prêmio foi em reconhecimento ao Projeto Reuso de Água do Banheiro, do grupo de Robótica do CTPM- Jacy, sob a orientação da diretora da escola, tenente Erika Josiani Ossuci.

Débora com a diretora Erika

Débora com a diretora Erika Ossuci

Segundo a orientadora, a premiação é mais que merecida, considerando que Débora é uma aluna bastante aplicada e esforçada, e se empenhou para desenvolver o projeto. A tenente Erika destacou que com o resultado obtido pela aluna, outros alunos do colégio se sentiram motivados a desenvolver pesquisas, o que melhora o desempenho escolar, pois eles acabam desenvolvendo o hábito da leitura.

A diretora explicou que a pesquisa exige muito estudo para o desenvolvimento dos projetos, assim aprendem a organizar suas ideias, desenvolvendo autonomia no aprendizado. Todos eles têm por rotina fazer seus relatórios de pesquisa, estudar em grupo, discutir as ideias, e frequentam o laboratório de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para colocar em prática o projeto.

OUTROS

O grupo de robótica existe desde 2015 e já foi premiado em várias feiras importantes do País. “Temos aqui muitos talentos e a cada ano eles se multiplicam, todos os resultados que estamos obtendo são mérito deles que se esforçam e se dedicam”, afirmou a tenente Ossuci, orgulhosa dos “pupilos”.

Conforme a aluna Débora Noemi, a Febrace foi uma experiência incrível. “Nunca pensei que isso iria acontecer, e ser premiada com a bolsa do CNPq só me motiva a estudar mais e melhorar o projeto e criar coisas novas, estou muito feliz”, afirmou.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná, que completou em 2017 o 4º ano de funcionamento, tendo desde o inicio à frente a tenente Erika Ossuci, tem se destacado com projetos.

A diretora-geral de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Angélica Ayres, considera que os adolescentes em vulnerabilidade social, sem perspectivas de futuro são resgatados pela instituição, destacando-se em nível nacional com vários alunos premiados. Angélica destacou, ainda, que o CTPM-Jacy recebe a mesma verba destinada às outras escolas estaduais, por isso o resultado é atribuído à gestão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo