CONVÊNIO

Cerejeiras e São Francisco recebem recurso do Fitha para manutenção das estradas municipais

10 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Prefeitos utilização os recursos para a manutenção das estradas municipais

Os prefeitos dos municípios de Cerejeiras e São Francisco do Guaporé assinaram na manhã de hoje (10), no Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), o convênio do Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha). Juntas, as prefeituras receberão mais de R$ 1,1 milhão. O repasse do Fitha é realizado anualmente com os 52 municípios do Estado. Neste ano as prefeituras serão contempladas com cerca de R$ 35 milhões, para a manutenção das estradas vicinais.

O prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes, assinou convênio no valor de R$ 457.542,16. O recurso, conforme projeto apresentado pela prefeitura, será utilizado para a recuperação de 140 quilômetros de estradas e compra de quase 150 metros de tubos armcos (bueiros metálicos), sendo 125 metros de tubos com dois metros de diâmetro; 12 metros com diâmetro de 2,5m; e 10m com diâmetro de 3,5m.

Airton Gomes, que também é presidente da Associação disse que o objetivo da aquisição de tubos metálicos é eliminar as pontes velhas de madeira. O prefeito afirmou que as plataformas de madeira apresentam problemas todos os anos, quando não são levadas pelas águas das chuvas.

Já a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha, utilizará o recurso para a recuperação de 130 km de estradas e aquisição de peças e combustível para máquinas. “Buscamos utilizar a verba da melhor forma possível, para atender as demandas do município”, completou Lebrinha.

O diretor-geral do DER, Luiz Carlos Katatal, disse que recebeu orientação governador Daniel Pereira para agilizar a liberação dos convênios do Fitha com os municípios. Katatal disse que os prefeitos sabem da necessidade de entregarem os projetos com toda a documentação exigida, para que o governo de Rondônia liberar o recurso.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento