Governo de Rondônia
18/04/2024

REUNIÃO

Continuidade e expansão das ações do Sistema de Proteção da Ambiental são discutidas em Rondônia

24 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Com a proposta de dar continuidade em Rondônia ao termo de cooperação que envolve, entre outros aspectos, a cedência de recursos humanos e a disponibilização de tecnologias para execução das políticas públicas em áreas prioritárias, como proteção ambiental, malha viária, de inteligência, entre outras, o chefe da Casa Civil do governo estadual, Eurípedes Miranda; e o subchefe Helder Risler, receberam nesta terça-feira (24) o assessor técnico superior do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), general Pedro Ronalt Vieira e o diretor-geral do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Brasília, Rogério Guedes, acompanhados do gerente regional do Sipam em Rondônia, Carlos Alberto Canosa. No encontro, Eurípedes Miranda destacou o interesse do governo estadual pela manutenção e ampliação da parceria, considerando a importância do trabalho executado pelo Sipam desde sua criação em 2002, após ampla discussão na década de 1990.

Chefe da Casa Civil, Eurípedes Miranda; e o subchefe Helder Risler, receberam os representantes do Sipam para discutir continuidade e ampliação das ações no estado

De acordo com Cristiano Nascimento, diretor executivo da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que acompanha a tramitação do acordo, trata-se da terceira renovação do termo de cooperação, que tem duração de cinco anos. A partir desta reunião, segundo ele, será montado um plano de trabalho para discussão entre os técnicos de secretarias do governo estadual sobre os novos focos de atuação. Em seguida, todas as informações serão condensadas pela Sepog e encaminhadas ao Sipam.

Canosa adiantou que a meta do Sistema de Proteção agora é atualizar a malhaviária rondoniense, contando com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), além do trabalho que já é realizado no sentido de combater o desmatamento das unidades de conservação nas esferas estadual, federal e terras indígenas em parceria com a Sedam; e a recuperação de mananciais de abastecimento público em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Batalhão da Polícia Ambiental e Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd).

Como parte da expansão do trabalho de georreferenciamento, que hoje dá ênfase apenas à questão ambiental, o secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental, Osvaldo Pitaluga, anunciou a intenção do governo de disponibilizar o laboratório da Sedam para a educação. A proposta é promover o controle de tudo que envolve esta área importante para o desenvolvimento humano desde a tenra idade.

O monitoramento dos riscos de desastres naturais, por exemplo, por meio de aplicativo do celular, foi apontado no momento pelo general como um dos avanços mais importantes, por disponibilizar todas as informações na mão do usuário.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Filipe Santiago Chianca Pimentel, responsável também pela Defesa Civil estadual, destacou a importância da parceria com o Sipam, observando que neste ano a Defesa Civil trabalhou de forma mais tranquila a questão das enchentes, isso devido às previsões do Sipam serem fornecidas com até seus meses de antecedência, facilitando a tomada de decisões. Ele também falou sobre o projeto de tornar a Defesa Civil independente do Corpo de Bombeiros com vistas a garantir recursos próprios para as ações de apoio aos atingidos por fenômenos naturais, como enchentes; ou provocados, a exemplo das queimadas.

A reunião também contou com a participação  de técnicos da Sepog e do Sipam.

Leia Mais:

Rondônia vai conhecer riscos de desastres naturais pelo celular, informa a Defesa Civil Estadual

Prognósticos descartam grande enchente em Rondônia, mas Defesa Civil está pronta para atuar em caso de emergência


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Ecologia, Educação, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo