Coordenadores pedagógicos de CRE´s participam de reuniões da Gefacee

20 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Porto Velho vai sediar na quinta-feira  (21) e sexta-feira (22)  a Reunião Pedagógica com os técnicos  das Gerências Pedagógicas das Coordenadorias Regionais de Educação. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), é organizado pela Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar(Gefacee), subordinada a  Diretoria Geral de Educação (DGE).

O gerente da Gefacee, professor Ítalo Aguiar (E) participa das reuniões com os coordenadores pedagógicos das CRE´s

O gerente da Gefacee, professor Ítalo Aguiar, informa que os técnicos são os responsáveis pela supervisão e monitoramento da política pública no esporte escolar, além de todos os professores envolvidos na execução do projeto.

Os Centros de Treinamento de Desporto Escolar (CTDE Time Rondônia), foi instituído pela Lei Estadual N. 4.217 de 18/12/2017 e Regulamentada pelo Decreto N. 22.810 de 09/05/2018 e Portaria N. 5.704 de 19/12/2018. “O projeto tem por objetivo ampliar e fortalecer o desenvolvimento das atividades esportivas no ambiente escolar nos estabelecimentos escolares de Rondônia.
Atualmente estão em funcionamento sete polos do CTDE Time Rondônia no Estado, atendendo mais de 2.500 alunos/atletas da rede pública de ensino, sendo:
Escola João Bento da Costa – Porto Velho; Escola Major Guapindaia – Porto Velho;  Escola Marcelo Cândia Marcos Freire – Porto Velho; Escola Maria Arlete Toledo – Vilhena;  Escola Cordeiro de Farias – Pimenta Bueno; Escola Tancredo Neves – Rolim de Moura e Escola Gonçalves Dias – Ji Paraná (iniciado em 2019).
Uma vasta programação foi elaborada e a reunião de hoje e amanhã tem como finalidade:
I – fortalecer a educação básica do Estado de Rondônia por meio do desporto escolar, bem como preparar cidadãos para atuação nas diversas modalidades esportivas, com ênfase no desenvolvimento esportivo, tendo como público-alvo os educandos das escolas públicas e conveniadas;
II – promover o desenvolvimento físico, técnico e intelectual do educando como processo educativo, em atendimento às demandas sociais e segundo as peculiaridades regionais;
III – promover a integração e a verticalização da educação básica por intermédio do esporte escolar, otimizando a infraestrutura física, recursos humanos, materiais esportivos e recursos financeiros do PROAFESPE, nas unidades escolares;
IV – atuar na oferta de modalidades esportivas disputadas nos Jogos Escolares de Rondônia – JOER, estimulando o esporte escolar no Estado;
V – fomentar o desenvolvimento de programas de extensão/atividades extracurriculares e de promoção da prática esportiva e qualidade de vidas dos estudantes; e
VI – promover a inserção do jovem na sociedade por meio dos valores esportivos, bem como na descoberta de novos talentos para o Estado de Rondônia.

Texto: Antonio Queiroz
Fotos: Chapinha Paes