Governo de Rondônia
18/04/2024

INCENTIVO AO AGRO

Incentivo do Governo de Rondônia fortalece produção de ovos em Cacoal

03 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Hoje a produção na granja da família Clauss chega a mais de 100 mil ovos por dia e gera empregos entre os moradores da área rural

Graças a uma máquina de classificação de ovos adquirida pelo Governo de Rondônia e entregue a uma associação rural de Cacoal, a produção na região aumentou significativamente nos últimos meses. A Associação Aristides Fonseca (Aarifo) reúne mais de 20 produtores rurais da linha 10, entre eles, microempresário Edisson Causs.

Nascido em Cacoal em 1986, Edisson começou a vender ovos de motocicleta em 2005, distribuindo seu  produto pela região. Ao ganhar uma outra motocicleta em um sorteio, o produtor resolveu vendê-la e investir na atividade. A partir daí, o empreendedorismo de Edisson, aliado ao apoio da família, da esposa Cleidiana e dos pais Natalino e Marli, foram combustível para o sucesso. “Quando ganhei a moto no sorteio, eu vendi, comprei mais 500 galinhas e comecei a granja. Fazia a venda de ovos visitando ponto por ponto. Não foi fácil, mas nunca desisti”, ressalta.

Quinze anos depois e com a chegada da máquina de classificação para a Aarifo, o produtor rural viu sua produção chegar a 270 caixas diariamente. São aproximadamente 100 mil ovos classificados, embalados e vendidos para a maioria dos municípios rondonienses e também Humaitá, no Amazonas, todos os dias.

Além disso, o avanço na produção oportunizou a geração de mais empregos para os moradores da área rural. Os 20 funcionários empregados pela granja, com carteira assinada, moram na região. Atualmente, a granja soma também outros 10 empregos indiretos na construção de novos galpões, que vão expandir ainda mais a produção de ovos. Há ainda dois veterinários,  um responsável técnico da granja e o outro pela nutrição e sanidade dos animais.

Vale ressaltar também que na propriedade é produzida toda a ração utilizada para a alimentação das 120 mil galinhas da granja. O produtor investe também na ampliação da indústria de ração.

 NADA SE PERDE, TUDO SE APROVEITA

A atividade no empreendimento se tornou bastante sustentável e uma mola propulsora para outras propriedades e produtores rurais da região. Afinal, tudo é aproveitado. Todo mês, estima-se que 40 toneladas de esterco são recolhidas na granja. Produto bastante procurado para servir de adubo para pastagens, hortaliças e plantações como as de frutas cítricas. Dezenas de produtores rurais da região contam com isso para fortalecer e até mesmo viabilizar a produção em suas propriedades.

Produtor investe agora na construção de mais galpões e na ampliação da própria indústria de ração que atende a propriedade

Pequenos produtores rurais também se beneficiam quando chega o período em que as galinhas já não estão mais aptas a botar ovos. Nesta etapa, conforme explicou Edisson, os animais são vendidos para o abate. “A cada ano, são aproximadamente 50 mil galinhas destinadas ao abate. Esses animais geralmente são adquiridos pelos feirantes de Cacoal e de municípios vizinhos e movimenta todo o comércio, que fortalece principalmente a agricultura familiar”, destaca.

Ao adquirir os pintinhos, com apenas um dia de vida, a granja mantém os animais separados por um período 18 semanas, chamado de recria, e apenas a partir daí são destinados a produção de ovos. Nesta etapa, as galinhas ficam por até 72 semanas e só após este período são destinadas ao abate.

 APOIO DO GOVERNO

Além da máquina de classificação de ovos entregue pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), à Associação Rural de Produtores da Linha 10, que oportunizou à granja de Edisson Clauss aumentar a produção de ovos, existe o contato frequente com técnicos de diversos órgãos do Governo que garante a sanidade de toda a criação, a qualidade da produção e a sustentabilidade da atividade. “A gente sempre teve o apoio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), da Secretaria de Estado da Agricultura(Seagri). Nossa atividade está toda certinha, atendendo todas as exigências. Graças a isso também, somos a 1ª granja de Rondônia com registro no Ministério da Agricultura. A conquista do Selo de Inspeção Federal (SIE) é fruto de todo um trabalho conjunto”, ressalta Edisson Causs.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Economia, Empresas, Governo, Indústria, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo