Governo de Rondônia
24/04/2024

ECONOMIA

Junta Comercial de Rondônia e prefeituras firmam parceria para beneficiar empreendedor

11 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

 

Município de Urupá também assinou Termo de Cooperação com a Jucer

Localizados na rodovia estadual 347, na região central do estado, Urupá e Teixeirópolis tornaram-se, nesta quinta-feira (10), parceiros da Junta Comercial de Rondônia (Jucer) na tarefa de facilitar a vida dos empreendedores.  Nestes dois municípios, a abertura e encerramento de  firmas podem ser realizados, a partir de agora, nas prefeituras. Em atos distintos, os prefeitos firmaram acordo de cooperação para formalizar o compromisso.

“O empreendedor é quem gera emprego e renda. Deve ser tratado como ‘Sua Excelência’ pelo estado”, defendeu Vladimir Oliani, presidente da Jucer, diante de vereadores, comerciantes e outros convidados na Câmara de Vereadores de Urupá. Ele explicou a importância da parceria e lembrou que a abertura de firmas, até então, só podia ser feita em Ouro Preto, distante 60 quilômetros.

“É um gesto de aproximação do governo com o empreendedor”, ressaltou o governador Daniel Pereira, que  fez elogios à direção da Jucer, ao mesmo tempo em que anunciou o novo desafio do órgão:  apresentar o projeto que isenta de taxas a abertura de firmas.

A parceria das prefeituras com o governo do estado, através da Jucer, inicia com a adesão ao projeto.

As prefeituras cedem espaço e servidores. A Jucer treina o quadro de pessoal que vai realizar as operações resultantes do acordo. Só então, é firmado o acordo de cooperação, que formaliza os entendimentos. Os trabalhos iniciam imediatamente, pois a Jucer também cede equipamentos.

O deputado estadual Cleiton Roque participou da solenidade e destacou que a iniciativa de Vladimir Oliani é fruto de observações que fez como empreendedor , portanto conhecedor dos gargalos enfrentados  por quem deseja iniciar uma atividade comercial formal.

Signatário do acordo, o prefeito Célio Lang e entusiasmado com os benefícios que a parceria vai trazer, principalmente para os produtores rurais, recebeu da Jucer o título de Amigo do Empreendedor.

Urupá tem cerca de 15 mil habitantes e empreendimentos diversificados. Do peixe ao gado de corte, além de uma estância que produz flores até para outros países.

TEIXEIRÓPOLIS

Governador assinou Acordo de Cooperação Técnica com o município de Teixeirópolis

Vizinho de Urupá, o município de Teixeirópolis  tem cerca de 8 mil habitantes e  vocação para a agropecuária, embora o turismo seja uma das vertentes que contribuem para fortalecer a economia. A assinatura do acordo para que os empreendedores tenham acesso mais rápido às ações da Junta Comercial aconteceu na Câmara Municipal.

A presença do governador Daniel Pereira no evento levou muitos moradores ao plenário e houve demorados aplausos quando foi explicada a vantagem dos servidores da prefeitura realizarem as ações que facilitarão a vida dos empreendedores locais.

Segundo o prefeito Antônio Zotessso, cada benefício que o município recebe tem grande valor porque a falta de recursos inviabiliza os investimentos.

TRIBUTOS

O governador Daniel Pereira explicou que, da carga tributária que a população paga, pouco é destinada para investimentos, por isto é fundamental que pessoas empreendedoras sejam valorizadas.

A aproximação do estado com o empreendedor, que acontece com a parceria entre Prefeituras e Junta Comercial, é, conforme o governador, uma forma de fazer frente à injustiça que se comete contra quem realiza negócios e gera receita.

Os moradores de Teixeirópolis vão economizar pelo menos R$ 400, nas contas do governador, entre alimentação, trabalho não realizado e deslocamento até o município de Ji-Paraná, para onde tinham que, até agora, ir para tratar de assuntos na Jucer. “Esta economia fica no município de vocês”, anunciou entre aplausos da população.

Antes de encerrar a cerimônia, o governador entregou ao prefeito Antônio Zotesso o título de Amigo do Empreendedor, conferido pela Jucer.

Leia mais:

No aniversário de 30 anos, município de Machadinho do Oeste recebe caminhão de combate a incêndio e um posto da Jucer


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo