Governo de Rondônia
29/03/2024

INSTALAÇÕES MODERNAS

Novas estruturas garantem melhor espaço e celeridade nas ações do Núcleo de Criminalística, em Ariquemes

05 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Novas instalações do Nucrim foram conferidas de perto pelo governador Marcos Rocha que destacou as ações dos profissionais

O fortalecimento da estrutura e o objetivo de adquirir novos equipamentos e tecnologia foram destacados pelo Governo de Rondônia durante visita às novas instalações do Núcleo de Criminalística (Nucrim), no município de Ariquemes, que desde o final de 2019 está funcionando efetivamente em novo prédio, que tem viabilizado um ambiente de trabalho digno para produção de laudos técnicos-científicos-periciais.

A priorização da construção do Nucrim foi efetivada devido à interdição do antigo Instituto Médico Legal (IML) de Ariquemes, o que apresentou a necessidade de estruturação de nova infraestrutura física para atendimento à população não só do município, mas também de Alto Paraíso, Cacaulândia, Monte Negro, Cujubim, Rio Crespo, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Jaru, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira e Theobroma.

Durante a estada em Ariquemes, na sexta-feira (4), quando participou de visitas realizadas em Machadinho do Oeste,  bem como nos distritos de Bom Futuro e 5º BEC, o governador Marcos Rocha, fez questão de conhecer as novas instalações do Nucrim, que compõe a Coordenadoria de Criminalística (CCRIM) e o Instituto Médico Legal (IML).

“Estamos felizes de ouvir dos próprios profissionais que atuam no Núcleo de que temos um dos melhores prédios em relação a outros lugares do país para essa atuação. Isso é fundamental e temos que aos poucos fortalecer ainda mais a estrutura e adquirir novos equipamentos e tecnologia que possam permitir os trabalhos adequados dessa área tão importante da polícia. Sabemos que dessa área sai a solução de tantos crimes e por isso precisamos adotar todos os meios necessários para que seja fortalecido. Os próprios doutores que atuam aqui disseram que é uma das melhores instalações e isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou o governador Marcos Rocha.

Também estiveram acompanhando o governador durante a visita às novas instalações do  Nucrim o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, e o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, major PM Robinson Brancalhão.

O Núcleo tem por objetivo interiorizar de forma centralizada os serviços da Polícia Civil (Instituto Médico Legal – IML e Instituto de Identificação Civil Criminal – IICC) e da Polícia Técnico-Científica (Instituto de Criminalística – IC), integrando as atividades, reduzindo custos e melhorando as condições dos serviços prestados para o Poder Judiciário, as Unidades de Segurança e a população.

Hoje, as novas instalações permitem um melhor desenvolvimento das atividades da unidade de Perícia Oficial Criminal no município, superando definitivamente o antigo cenário que apresentava um funcionamento de modo precário em instalações inadequadas.

Agora, com instalações modernas, foi fortalecido o apoio para atendimentos de local de crime e acidentes, crimes contra ao patrimônio, entre outros exames externos, além dos exames internos nas evidências em veículos e nos mais diversos materiais, com mais segurança, espaço adequando para os exames e confecção de laudos e demais documentos inerentes à atividade pericial. A estrutura também possui como anexos, o prédio para armazenamento de lixo contaminado, garagem para lavagem de rabecão, estação de tratamento de esgoto (ETE) compacta e ainda um Stand de tiro.

INSTALAÇÕES ADEQUADAS PARA ATENDIMENTO

Responsável pela Coordenadoria de Criminalística (CCRIM), o perito Marcos Fabrício Sena destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo setor. “Nossa área de atuação aqui é muito grande na região junto com o IML. A nova instalação foi um salto gigantesco, pois nossa estrutura anterior não comportava a importância dos trabalhos que a gente realizava, ou seja, antes não tínhamos espaço para fazer nenhum tipo de exame pericial. Com a nova estrutura, agora temos espaço condizente para o tipo de trabalho efetuado neste local e com condições adequadas para atender a demanda”, enfatizou Marcos Fabrício, ressaltando, inclusive, que por ano são confeccionados em torno de 3 mil laudos de variadas natureza.

As novas instalações do Nucrim que envolve a CCRIM e IML dispõe de recepções, sala de gerência, laboratórios de perícias grafo documentoscópica, apartamento para repouso de peritos masculinos e femininos separados e com banheiros, salas para exames de balística, laboratório para coletas de evidências biológicas, perícias em contabilidade, almoxarifado, sala de coordenadores, apartamento de repouso para os legistas, consultório odontologista, consultório médico legista, sala de sexologia forense, sala de raio X, repouso para os técnicos legistas, vestiários de barreira masculino e feminino separadamente, sala de expurgo, sala de necropsia ossário e salas para as geladeiras, dentre outras.

Antes de acompanhar as novas instalações do Nucrim, o governador esteve também visitando o quartel do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), quando foi recebido pelo comandante da Unidade, major PM Robinson Brancalhão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Obras, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo