Governo de Rondônia
23/04/2024

AMAMENTAÇÃO

Profissionais da atenção básica de saúde comemoram Semana Mundial de Aleitamento Materno com palestra on-line

05 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança traz inúmeros benefícios

Para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Banco de Leite Santa Ágata (BLH), realizou na última terça-feira (04), uma palestra on-line para aproximadamente 48 técnicos da saúde e coordenadores de atenção básica dos municípios de Rondônia, para apresentar as ações das regionais de saúde em prol da amamentação em época de pandemia.

O encontro iniciou às 14h, pela plataforma Google Meet, e os profissionais tiveram palestra sobre o “Guia Alimentar para Crianças brasileiras menores de 2 anos”, apresentado pelos técnicos do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson e Thaís Silva. O evento também contou com a apresentação da coordenadora do Banco de Leite Santa Ágata, Edilene Macedo Cordeiro, que falou sobre a “Amamentação e Sustentabilidade em tempos de Covid-19”.

Ela fez uma apresentação mostrando a importância do aleitamento materno para que o planeta e as ações de sustentabilidade favoreçam uma vida mais saudável na terra e em relação às condições climáticas, quais as influências. “ Falei um pouco sobre os tempos de Covid-19, e os desafios que temos com as mulheres que têm dificuldade de amamentar e tem medo de procurar o Banco de Leite nesse período”, explica a coordenadora do Banco de leite.

Foi apresentado um vídeo feito por acadêmicos de enfermagem orientando a forma correta da amamentação em tempos de pandemia, ressaltando a importância do leite materno e que ainda não existem estudos científicos de que o coronavírus possa ser transmitido para o bebê através da amamentação.

Para finalizar, houve debate via chat entre os profissionais de saúde para esclarecimentos de dúvidas.

SEMANA

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorado nos primeiros dias de agosto e tem o intuito de promover ações e informações sobre os benefícios do leite materno. Nesse ano o slogan da campanha é “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança traz inúmeros benefícios, tanto para a criança, mãe, família e sociedade.

O mês de agosto é considerado “Agosto Dourado”, porque a cor sinaliza o que o alimento representa ao compará-lo ao ouro. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é classificado como o alimento de ouro para a saúde das crianças.

Leia Mais:

Banco de Leite Santa Ágata reforça a importância do aleitamento materno

Banco de Leite Santa Ágata em Porto Velho orienta mães na amamentação

Banco de Leite mantém serviços de coleta externa durante a pandemia seguindo cuidados de prevenção à contaminação


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo