Rádio Falante da Escola “Orlando Freire” comemora nove anos

24 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

No último dia 10 de abril foi registrado as comemorações alusivas aos nove anos de comunicação e sucesso da Rádio Falante. Projeto do radialista Reinaldo Ramos e implantado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Freire.

Inicialmente, o projeto era visto com desconfianças, mas, gradativamente, os estudantes foram se conscientizando da importância das informações que eram repassadas antes das aulas e nos intervalos.

A Rádio Falante é um sucesso de comunicação na Escola “Orlando Freire”

Com uma programação voltada para educação, lazer, recreação, cultura, esporte, social, política e outras informações necessárias ao conhecimento dos estudantes, a Rádio Falante foi crescendo nos apoios e incentivos.

A Escola Orlando Freire começou a ser objeto de referência para outros estabelecimentos de ensino da rede pública estadual de Rondônia e, com isso, conquistou diversos prêmios municipal, estadual e nacional, visto que sempre pautou sua programação em projetos educacionais e culturais, em sua maioria.

Um dos destaques da programação da Rádio Falante é o incentivo à leitura e a doação de livros, inclusive o renomado escritor Paulo Coelho,ex-ministro da Educação e ex-senador Cristovam Buarque, Bibliotecas da Câmara e do Senado  fizeram doações de livros.

A sala de leitura é facultada a qualquer estudantes da escola, que pode ler um livro, e depois vai ao estúdio da rádio para apresentar um resumo da obra que foi lida. “Desta forma conseguimos agregar mais alunos em torno da proposta da leitura de livros e melhoramos a qualidade do ensino, especialmente em Português e Literatura Portuguesa”, declarou Ramos.

O diretor da Escola Orlando Freire, professor Luciano Francisco, e a vice-diretora Rosicler Muniz, hipotecam total apoio ao projeto da Rádio Falante e destacam o trabalho que Reinaldo Ramos e os alunos fazem para manter vem informados os professores, trabalhadores em educação, e demais alunos em assuntos relevantes e que agreguem conhecimento.

Hoje, muitos ex-alunos da escola estão no mercado de trabalho. Kimberlly Crive Moura decidiu fazer faculdade de Propaganda e Publicidade.
Larissa Maria Anita Ferreira de Souza estagiou na Rede Amazônica, como menor aprendiz, e hoje é contratada da Rádio CBN Amazônia de Porto Velho.”Ficamos felizes por saber que o nosso projeto ajudou a aluna Andréia Thais Santos da Costa a conquistar uma das vagas para o curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir), alcançando mais de 800 pontos na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A Rádio Falante já foi tema de TCC de pós-graduação, monografia e conquistou inúmeros reconhecimentos da sociedade rondoniense e caminha para o 10º ano com a preocupação de bem informar ao seu público.

Para finalizar, Reinaldo afirmou que a Escola Orlando Freire  tem também a TV Paredão e que, em tempo real, mostra as entrevistas que são realizadas na rádio e os alunos podem acompanhar em monitores instalados no pátio da escola.”Vamos buscar parceiros para adquirir novos equipamentos e, desta forma, melhorar a qualidade da sonorização do estúdio da rádio e as imagens na TV Paredão”, finalizou Ramos.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Reinaldo Ramos