Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Seduc realiza seminário para fortalecer ações que resultem em bons resultados no Ideb em Rondônia

12 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Seminário destacou conquistas obtidas na última avaliação

A educação de Rondônia deu um salto significativo nos indicadores do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) referente ao ano de 2017. Os desempenhos das escolas estaduais foram destaques e deixaram o Estado entre as melhores colocações. Mas, os desafios agora estão voltados para a próxima avaliação. Com o foco em melhorar ainda mais o desempenho dos alunos, foi realizado o Seminário Ideb com apresentações de resultados visando o fortalecimento das ações que contribuam para melhoria da qualidade da educação básica de Rondônia.

O evento aconteceu na tarde de terça-feira, 11, no auditório do Rondon Palace Hotel, com a presença do governador Daniel Pereira, da secretária da Seduc, Maria angélica Silva, da diretora geral de Educação, Elizabete Matia de Siqueira,  bem como mais de 220 profissionais de Educação .

Durante o evento, que também teve a rápida presença do ex-governador Confúcio Moura, foram debatidos assuntos sobre o papel do gestor escolar no impacto do resultado do Ideb e, inclusive, relatos de experiência de gestores de escolas que foram destaques na última avaliação do Ideb.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos). É uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação.

Para a secretária Maria Angélica, Rondônia já teve os momentos de comemoração dos resultados no último Ideb, mas, agora, as atenções estão voltadas para o próximo desafio. “Entendemos que é um momento muito importante nessa perspectiva que todos os gestores que estão tendo a oportunidade de dividirem experiências com intuído de Rondônia poder alcançar melhores resultado nos indicadores educacionais. No ano passado tivemos também esse seminário e o hoje governador Daniel Pereira trouxe uma pessoa de Sobral/CE para que pudesse estar falando da experiência deles. Mas, este ano estamos reunidos com gestores de escolas que se destacaram no último Ideb em Rondônia. Entendemos que aqui mesmo temos perfeitamente profissionais capazes de conduzir essa discussão e de também retratar a experiência que possibilitou o avanço nos indicadores educacionais”, disse a secretária, destacando, ainda, que  o seminário tem objetivo a socialização de experiências visando instrumentar todos que estão presentes para avançarem também nos próximos anos em termos de indicadores educacionais.

Governador Daniel Pereira participou do seminário

Para o governador, os índices alcançados no último Ideb significam que o Estado está no caminho certo. “Este novo seminário não é para simplesmente comemorarmos os resultados, mas também preparar nossas escolas para 2019, pois teremos uma nova avaliação e essas atividades com palestras e relatos de experiências com certeza irão preparar espiritualmente e emocionalmente para o próximo desafio e os diretores devem manter o pensamento de entrarem  pisando firme em 2019 e a gente não só manter a nossa posição como melhorar mais ainda os indicadores do Estado”, destacou o governador.

Daniel Pereira sintetizou destacando que a perspectiva é que esse avanço continue, por entender que cada vez mais todos devam estar comprometidos no pacto pela aprendizagem dos alunos. Ele enalteceu o fato de Rondônia ter sido o Estado entre os que apresentaram os maiores saltos de qualidade na educação, comprovados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, sendo o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil. O fortalecimento no planejamento e a formação continuada foram apontados como uns dos fatores que contribuíram para esse avanço. “Melhoramos o nosso índice e já estamos perto do topo e tenho a certeza de que todos irão manter esse compromisso e esforço para que tenhamos uma educação de qualidade e nossos alunos irão colher o fruto desse crescimento”, destacou o governador.

Leia mais:

Escola Estadual Jesus Burlamaqui Hosannah, em Porto Velho, utiliza espaço ocioso para implantar horta comunitária


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo