Governo de Rondônia
26/04/2024

SAÚDE DO SERVIDOR

Servidores da saúde são capacitados em radioproteção

30 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), realizou nos dias (25 e 26), o treinamento em radioproteção para servidores que manuseiam os equipamentos que emitem radiação ionizante.

O físico médico Valmer Vignoli,veio exclusivamente para orientar aos servidores quanto à prevenção e os cuidados sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual, o tempo de exposição e, principalmente, sobre a importância do dosímetro radiométrico, que é um dispositivo que tem como função medir a exposição do servidor durante a utilização dos equipamentos.

De acordo com o secretário da Sesau, Fernando Máximo, essa nova gestão tem como prioridade também cuidar da saúde do servidor, “quando fomos procurados para a realização desse treinamento, prontamente atendemos, vimos a importância da atualização técnica dos nossos servidores o que inclui o conhecimento dos riscos inerentes à sua função e consequentemente a sua prevenção.”.

“Pela primeira vez esses profissionais de radiologia tiveram um treinamento desse porte, com um especialista na área de radioproteção, o que é extremante importante, além de cumprirmos um pré-requisito da legislação trabalhista, os profissionais expostos devem seguir todos os cuidados obrigatórios, visando assim à prevenção de doenças.” disse o engenheiro Allan Robert Ramalho, coordenador da Sesmt.

O treinamento aconteceu com o apoio do Sesmt de todas as unidades hospitalares da capital,que inclui o Cemetron, Pronto Socorro João Paulo II, Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Hospital Infantil Cosme e Damião. Houve participação de todos os profissionais que atuam no setor de Radiologia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Saúde, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo