ESTRADAS

Engenheiros vistoriam malha viária para elaborar plano de restauração das rodoviais de Rondônia

27 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Trecho restaurado em 2014, da RO-464, da BR-364 a Theobroma.

Trecho restaurado em 2014, da RO-464, da BR-364 a Theobroma

A cada semana, Lioberto Caetano, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), e o coordenador de Obras do DER, engenheiro Joaquim de Sousa, visitam uma região do estado e percorrem as rodovias da localidade, acompanhados pelos engenheiros das Residências Regionais, com o objetivo de fazer um plano de trabalho de recuperação das estradas estaduais já pavimentadas, a partir de um amplo diagnóstico.

“Temos engenheiros qualificados para nos indicar o serviço adequado na recuperação dessas estradas, que estão em condições precárias e, no período de estiagem, executar os trabalhos com qualidade para que as rodovias suportem o próximo período de chuvas”, comentou Caetano.

Segundo Joaquim de Sousa, Rondônia tem cerca de 1.500 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas e, deste total, aproximadamente mil quilômetros são asfaltamentos antigos e precisam de restauração parcial ou total. No entanto, conforme o engenheiro, o estado carece de recursos para restaurar todas as rodovias ao mesmo tempo. Porém, ele disse que o governo estadual tem investido na restauração das rodovias, recuperando o pavimento deteriorado, citando como exemplo as obras contratadas da RO-464 (Theobroma) e RO-489 (São Felipe).

“No momento as obras estão paralisadas em decorrência das chuvas, mas serão retomadas em abril”, esclareceu Souza, que destacou a utilização de asfalto usinado nos serviços de recuperação do pavimento, prologando o tempo de vida útil. Com relação à RO-463 (Governador Jorge Teixeira), o coordenador de Obras do DER informou que está em fase de licitação.

Diretores e engenheiros do DER vistoriam a pavimentação da  RO-135 (P-50) , em Alta Floresta.

Diretores e engenheiros do DER vistoriam a pavimentação da RO-135 (P-50) , em Alta Floresta.

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

O diretor-geral Lioberto Caetano disse que o relatório do diagnóstico será repassado ao governador Confúcio Moura, para que o chefe do Executivo estadual defina as prioridades. “Vamos restaurar o que for possível. As demais estradas receberão o trabalho de tapa-buraco, mas de uma forma que o serviço possa perdurar durante as chuvas”, explicou.

Ele afirmou que a estrutura de servidores será ampliada, a partir de abril, com a contratação de 370 servidores em regime emergencial. Estes servidores serão lotados nas 13 residências regionais do Departamento e nas três usinas de asfalto. “Vamos aproveitar essa mão de obra para recuperar nossas rodovias com as operações tapa-buraco”, destacou.

Caetano informou que as Residências Regionais do DER de Ariquemes e Buritis já executam, respectivamente, os serviços de tapa-buracos nas rodovias RO- 257 e RO-460. “O pavimento destas rodovias estão em precárias condições para o tráfego; por isso a ação imediata das regionais”, esclareceu.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento