Governo de Rondônia
30/04/2024

AVANÇOS

Cacoal realiza primeiros procedimentos de cateterismo no interior de Rondônia

10 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Enfermeiro Gladerson mostra imagens dos primeiros cateterismos realizados em Cacoal

Enfermeiro Gladerson mostra imagens dos primeiros cateterismos realizados em Cacoal

O dia 9 de novembro de 2015 ficou marcado para a saúde de Cacoal com o início dos serviços de cateterismo. De acordo com o diretor geral do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal – COHREC, Marco Aurélio Vasques, Cacoal é o primeiro município do interior de Rondônia a realizar estes procedimentos.

Além do cateterismo, Cacoal passa a oferecer também o serviço de angioplastia, que até então só era oferecido na capital do estado, e procedimentos como MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), eletrocardiograma, Holter e Teste Ergométrico.

Conforme Vasques, este avanço fortalece ainda mais o município como um polo em saúde no estado de Rondônia. “Nem mesmo na rede particular eram oferecidos esses procedimentos no interior do estado. Este é um grande avanço para a saúde de Rondônia e de Cacoal, pois agora pacientes em emergência cardiológica tem estes serviços perto deles. Não é preciso mais viajar 500 quilômetros até Porto Velho, e com isso Cacoal se fortalece como referência em saúde para outros municípios”.

A disponibilização destes serviços em Cacoal está sendo possível graças a um convênio firmado entre o Estado, a Associação São Daniel Comboni (ASSDACO) e a Cardiocenter. “O serviço atenderá pacientes de todo o interior do estado pelo preço de tabela SUS. A previsão é de que sejam realizados, em média, 100 procedimentos por mês”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel.

O médico cardiologista e responsável pela Cardiocenter, Alex Sandro dos Santos Carvalho, afirma que com o início destes serviços, Cacoal se torna uma referência também em cardiologia. “Cacoal agora é uma referência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, que implica no cateterismo cardíaco, um exame diagnóstico, e a angioplastia, que consiste no tratamento do problema detectado”.

Clínica oferece todo o suporte para a recuperação dos pacientes

Clínica oferece todo o suporte para a recuperação dos pacientes

O especialista observa, ainda, que com estes serviços, Cacoal atenderá pacientes de municípios em um raio de mais de 200 quilômetros de distância. “Um exemplo são pacientes de Vilhena, que antes precisavam percorrer 700 km até Porto Velho e agora contam com estes serviços em Cacoal, a  menos de 250 quilômetros de distância, uma diferença enorme para o paciente”.

O enfermeiro responsável, Gladerson de Campos Rocha, informou que os dois primeiros procedimentos de cateterismos realizados em Cacoal, nesta segunda-feira (9), correram dentro dos parâmetros de normalidade. “Após os procedimentos, os pacientes seguiram para sala de recuperação, uma vez que após o cateterismo, o paciente permanece por 3 ou 4 horas na clínica, recebendo toda a atenção e orientação. Nos procedimentos de angioplastia, os pacientes ficam até 24 horas na sala de recuperação. Ou seja, aqui os pacientes terão todo o suporte que precisarem”, completou o enfermeiro.

Vale ressaltar que todos os agendamentos para realização dos procedimentos oferecidos pelo Governo de Rondônia, através da CardioCenter, são feitos pela Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com as secretarias municipais de saúde.

Saiba mais:
Governo inaugura UTI Pediátrica e celebra convênio para prestação de serviços de cardiologia em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo