30/04/2024

INOVAÇÃO

Professores são capacitados para implantação da mediação tecnológica no 1º ano do Ensino Médio em Rondônia

15 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O 1º ano do Ensino Médio com mediação tecnológica será implantado neste ano em Rondônia. A garantia foi dada pela secretária de Estado da Educação, professora Fátima Gavioli, ao participar na quinta-feira (11), em Porto Velho, da abertura da Formação da Mediação Tecnológica com os professores que irão atuar no processo que está sendo implantado no estado.

Durante três horas, a secretária participou do evento. Inicialmente, ela fez uma narrativa da motivação para implantação da mediação tecnológica, e destacou o apoio e o incentivo do secretário de Estado da Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, na liberação do sinal e da doação de dezenas de antenas para que Rondônia pudesse adotar o sistema educacional no 1º ano do Ensino Médio.

No turno da tarde, nas escolas da rede estadual de ensino, os alunos do 1º ano do Ensino Médio estudarão utilizando a mediação tecnológica, em salas providas de equipamentos. Aproveitando a oportunidade, Fátima Gavioli esclareceu a adoção da redução da hora-aula, que será de 50 minutos no período diurno e 45 minutos no período noturno, passando um professor a ter 32 aulas, sem aumentar a carga horária.
Secretária Fátima Gavioli durante a abertura da Formação em Mediação Tecnológica

A secretária destacou que o governador Confúcio Moura tem oferecido condições para que os estabelecimentos de ensino possam oferecer os meios necessários para os professores e demais trabalhadores em educação que buscam melhores índices de avaliação da educação. O salário dos professores mereceu atenção especial nas explanações da secretária. “Estamos envidando esforços para que possamos aprovar a gratificação proposta no final do ano passado e que não houve tempo necessário para que o Sindicato dos Trabalhadores na Educação no Estado de Rondônia (Sintero) reunisse suas regionais para discussão; enquanto que o Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof) assinou o documento de aprovação da gratificação”, esclareceu.

Fátima respondeu a questionamentos e pediu um voto de confiança e empenho de todos para que Rondônia possa se destacar na educação, no cenário da região Norte, e que na divulgação do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básico (Ideb) a colocação do estado esteja entre as três primeiros, em consonância com o esforço do governador.

Durante todo o período de carnaval os coordenadores regionais de educação, gestores educacionais e técnicos de informática trabalharam para que os equipamentos pudessem ser instalados e as aulas com as novas metodologias possam ter início 15 dias após o início do ano letivo, previsto para a próxima segunda-feira (15). “Desejo sucesso a todos e vamos trabalhar para colhermos os frutos desse trabalho no final do ano”, almejou a secretária.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha