Governo de Rondônia
29/04/2024

GOVERNADORES

Reunião do Consórcio Brasil Central em Goiânia define metas para 2017

06 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, ocorrida na sexta-feira (3), em Goiânia (GO), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, abriu o terceiro ciclo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central voltado às medidas que beneficiam os estados membros (Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Governador Confúcio destacou as inovações em Rondônia, a exemplo da Infovia

Governador Confúcio destacou as inovações em Rondônia, a exemplo da Infovia

Durante a assembleia, foram aprovadas várias ações, entre elas uma consultoria que vai orientar os governadores a montar uma estratégia de exportações no bloco. Também ficou definido que na próxima reunião em Cuiabá, programada para os dia 7 e 8 de abril será apresentado um planejamento estratégico completo de investimentos do consórcio.

De acordo com o presidente do Consórcio Brasil Central, Marconi Perillo, governador de Goiás, o fundo criado pelo  consórcio possui em caixa R$ 10 milhões, e até o fim deste ano os valores chegarão a R$ 13 milhões. “Esses recursos estão sendo usados parcimoniosamente com essa carteira de projetos, especialmente projetos tangíveis, e nós vamos aprová-los na próxima reunião e começar rapidamente a executá-los, explicou Perillo.

“Ainda não há uma definição final, mas avançamos no sentido de que esse mercado comum deva englobar a questão de sanidade animal e vegetal, segurança pública, incentivos fiscais e, principalmente, a questão tributária”, disse o presidente do Consórcio.

Após o círculo de palestras, os governadores falaram das perspectivas de cada estado frente à nova realidade econômica. O governador Confúcio Moura destacou o Projeto Brasil Digital, apresentado pelos pesquisadores Cláudio Gastal e Afonso Lamounier (MBC/SAP), que trata sobre política digital. Confúcio afirmou que Rondônia tem interesse no assunto. Nós estamos precisando apenas de regular a internet no estado e essa experiência apresentada aqui vai nos orientar a essa efetividade”, garantiu.

“Em Rondônia nós temos fibra óptica que se estende na linha de transmissão e todos os grandes municípios do estado até o final do ano estarão interligados”, adiantou.

Em Porto Velho, segundo o governador, já foram investidos 326 quilômetros em fibra óptica dentro do perímetro urbano. “Os poderes já estão utilizando, a prefeitura, mas sem nenhuma regulação, sem nenhuma norma, sem nada e o custo ficando todo para o estado. Nós precisamos desta normatização, dessa regulação e a implantação efetiva do Governo Digital no Estado ”, frisou.

Confúcio Moura explicou que Rondônia contraiu empréstimos, junto ao banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os investimentos foram feitos em grande parte, outros, em parcerias com a Telebras. Atualmente há uma plataforma bem delimitada e o que é preciso fazer agora é uma organização prática e colocar à disposição da população a internet gratuita em praças, rodoviárias, aeroportos, escolas e outros ambientes comuns.

A solenidade de abertura do Fórum contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que foi prestigiar o evento e falar aos governadores dos novos investimentos do governo federal para o setor habitacional. Araújo disse que a partir de março haverá novas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida; e que o Governo Central fará incrementos no Cartão Reforma, além de estabelecer um novo modelo de assistência à habitação que necessitará da participação dos estados com a contrapartida no sistemas de mutirão.

PALESTRAS

  • Programa Goiás mais competitivo – Segplan –GO
  • Programa de austeridade do Governo de Goiás – Segplan –GO
  • Apresentação do iGO – Ferramenta de apoio a investidores – Danilo Ferreira
  • Case do Estado de Rondônia – Marina Cançado, da Agência Brasil do Futuro
  • Líderes em Administração – Case de Londrina/PR Erick Jaques, do Vetor Brasil
  • Projeto Brasil Digital – Cláudio Gastal e Afonso Lamounier (MBC/SAP)
  • Apresentação consultoria Roland Berger – Antônio Manuel p. Bernardo.

Além de Confúcio e Marconi Perillo, participaram do Fórum em Goiânia os governadores Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Rodrigo Rolemberg (DF), além do convidado Carlos Brandão, vice-governador do Maranhão.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Zózimo Macêdo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Infraestrutura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo